Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Essas dicas vão te ajudar a economizar no Natal; confira!

O Natal está chegando! Você já começou a se preparar para suas compras? Confira as dicas que vão te ajudar a economizar no Natal!

Todo final de ano costuma ser um momento de muita alegria para curtir com a família e os amigos. Contudo, também é um período de muitos gastos. Mas isso não quer dizer que você precisa começar 2023 no vermelho, portanto, confira as dicas que vão te ajudar a economizar no Natal!

Os gastos são maiores na temporada de festas

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo de Famílias (ICF) aumentou em 1,3% em novembro, e a previsão é que esta taxa seja ainda maior em dezembro. Seus dados apontam que é o maior nível desde abril de 2020.

Ademais, uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas evidencia que 36% dos trabalhadores, que têm direito ao décimo terceiro salário, pretendem gastá-lo com compras de Natal, e 22% o utilizarão na comemoração das festas de Natal e Ano Novo.

Logo, é notável que muitas pessoas já estão se organizando para as compras de final de ano. Entretanto, sem o devido planejamento, as compras de Natal podem ser o início de uma dívida que te acompanhará em 2023. Para evitar esse cenário, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a economizar neste final de ano!

Dicas que vão te ajudar a economizar no Natal

Organize suas finanças para os três meses futuros

Ou seja, anote em um lugar de sua preferência toda a renda comprometida pelos próximos três meses. Atente-se à inserção dos impostos, como IPTU e IPVA, e gastos altos pontuais, como compra de material escolar, pagamento de seguros, entre outros. Considere igualmente os ganhos adicionais, como PLR, bônus, décimo terceiro e férias.

Preveja reservas para cobrir todos os gastos anotados e verifique qual é a margem de valor mensal que possui para as compras de Natal. Lembre de reservar uma parte do valor “de sobra” para cobrir uma emergência. Afinal, imprevistos acontecem!

Planeje as compras de Natal e a forma de pagamento

Com seu orçamento estruturado para os próximos três meses, faça uma lista de todas as compras que gostaria de fazer. Em seguida, verifique se elas cabem no orçamento previsto e opte pela forma de pagamento.

O ideal é realizar o pagamento à vista, até para aproveitar os melhores descontos. Mas, muitas vezes, isso não é possível devido a limitação do orçamento mensal.

Portanto, em alguns casos, o parcelamento é uma alternativa, mas que deve ser usada com sabedoria. Evite realizar grandes parcelas; e nunca faça compras parceladas com juros.

Trabalhe com limites realistas

Não é saudável para suas finanças organizar suas compras baseado no fato de que 100% da sua renda está comprometida. Assim como dito antes, é o inesperado que pode levar o consumidor à dívida.

Além disso, os presentes devem ser significativos, não necessariamente caros. Todos estão cientes da situação de crise que o país vive.

Pesquise bastante e aproveite descontos para economizar

Muitas vezes, é possível economizar comprando à vista, ou apenas escolhendo um site ou uma loja mais competitiva. Por isso, faça muitas pesquisas — presenciais e on-line — antes de realizar a compra.

Não compre presentes na época de Natal

Se possível, inicie suas compras de Natal antes de dezembro, aproveitando os descontos da Black Friday em novembro, por exemplo. Ou aguarde o mês de janeiro, quando os preços costumam baixar.

Imagem: Dean Drobot / Shutterstock.com