Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Está desempregado? Veja como conseguir dinheiro

De acordo com o IBGE, 9,2 milhões de brasileiros que estão desempregados no país. Veja como conseguir dinheiro nesta situação

Atualmente, muitas pessoas enfrentam a dura realidade do desemprego, e buscam soluções para lidar com a falta de renda. De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no Brasil entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023 atingiu 8,6%. 

O percentual representa um total de 9,2 milhões de brasileiros que estão desempregados no país. Neste cenário, é essencial conhecer alternativas para conseguir dinheiro enquanto enfrenta a situação. 

Existem inúmeras possibilidades para gerar renda como  trabalhos temporários, freelancers ou até mesmo iniciando um negócio próprio. Confira algumas dicas para enfrentar as dificuldades financeiras durante o  desemprego e garantir as finanças.

Cuidado com promessas de dinheiro fácil 

Antes de entrarmos nas dicas de como conseguir dinheiro estando desempregado, é necessário citar alguns pontos onde se deve ter atenção. Quando se está desempregado é normal sentir um certo desespero. Nesse sentido, as pessoas se tornam mais vulneráveis a golpes. 

Não é difícil encontrar falsas promessas de empregos com alto rendimento nas redes sociais ou até mesmo em aplicativos de mensagens. Então, fique atento e desconfie de propostas com dinheiro fácil.

Como conseguir dinheiro estando desempregado? 

Existem diversas formas de conseguir dinheiro estando desempregado. Uma opção acessível é buscar trabalhos freelancer ou autônomos, conforme as suas habilidades. Algumas plataformas online que conectam trabalhadores e clientes são: 

  • Workana;
  • 99Freelas;
  • Upwork.

Além disso, também é possível explorar sua rede de contatos, como amigos e familiares, que podem indicar trabalhos temporários e freelancers em suas áreas de atuação.

Outra alternativa interessante para quem está desempregado é investir em habilidades e conhecimentos que possam ser convertidos em fontes de renda. 

Por exemplo, se você possui habilidades em artesanato, pode produzir itens para vender online ou em feiras locais. Aproveitar talentos culinários também pode ser uma boa opção. É possível conseguir dinheiro com a  venda de marmitas, doces ou salgados.

Além disso, os governos federais e estaduais ainda oferecem apoio aos brasileiros desempregados e cidadãos de baixa renda. Esses programas são um apoio financeiro temporário como seguro-desemprego, Bolsa Família e Vale Gás.

Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital