Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Está devendo? Saiba como consultar se seu nome está sujo

Mais de 63 milhões de brasileiros estão negativados. Saiba como consultar se você é uma dessas pessoas com o nome sujo.

Os cidadãos que não pagam suas dívidas ficam com o nome sujo. Assim, os órgãos de proteção ao crédito, tais como o Serasa Experian, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), incluem o cidadão em sua lista de inadimplentes. 

Ao solicitar um cartão de crédito, empréstimo ou financiamento de automóveis ou imóveis, o cidadão negativado, na maioria das vezes, não tem a concessão do órgão que solicitou.

Isso porque as instituições financeiras analisam o histórico financeiro da pessoa para garantir que as chances de pagamento são altas. 

Portanto, esses cidadãos inadimplentes são uma ameaça para as instituições financeiras que concedem os créditos, empréstimos e afins. Em suma, através do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) é possível verificar se a pessoa está negativada. 

Mas, afinal, como saber se está ou não com o nome sujo?

O Mapa da Inadimplência do Serasa estimou que mais de 63 brasileiros estão com o nome sujo. Contudo, uma parte desses inadimplentes podem não saber da situação.

Diante disso, é importante lembrar que não é somente as instituições e os órgãos que podem consultar se um cidadão está com o nome sujo. 

A própria pessoa pode realizar essa consulta através das plataformas digitais de órgãos de proteção ao crédito. Além de verificar se o nome está sujo, o cidadão também pode conferir se existem dívidas em aberto que precisam ser quitadas. 

É possível realizar a consulta por meio do site do Serasa ou do aplicativo ‘Serasa: Consulta CPF e Score’, disponível para Android e iOS. No site, basta clicar em “Consultar CPF e Score grátis” e fornecer o CPF para saber se está negativado.

A consulta também pode ser feita no site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Após realizar o cadastro, ativá-lo e efetuar o login, o indivíduo fornece o CPF e tem acesso às informações detalhadas, além da pontuação do Score.

Imagem: Pormezz / Shutterstock