Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Está liberado antecipar o PIS 2024? Entenda

A expectativa pelo PIS 2024 é grande, já que o Governo Federal poderá liberar até um salário mínimo para os trabalhadores. Veja mais!

O cronograma de pagamentos do abono salarial referente ao ano-base 2021 encerrou-se em julho. Assim, os trabalhadores brasileiros aguardam com bastante expectativa a liberação da nova remessa do PIS, e essa espera pode ter relação com a previsão do valor do salário mínimo de 2024, que pode chegar a R$ 1.421.

No caso, uma resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que ainda não está disponível, irá definir definir o calendário do PIS. Sendo assim, ainda não se sabe quando os pagamentos serão iniciados e nem qual será a ordem de liberação. Ademais, a antecipação desse valor também não é uma possibilidade.

É possível antecipar o PIS 2024?

A verdade é que não existe antecipação do abono salarial do PIS 2024. Quando essa possibilidade é liberada, a Caixa Econômica Federal, intermediária entre a União e os trabalhadores de empresas privadas, divulga a informação. Até este momento, nenhuma notícia dá a entender que haverá adiantamento do benefício.

Contudo, é importante ressaltar que, embora seja um benefício trabalhista, a antecipação do PIS não é algo impossível. No ano passado, por exemplo, cidadãos de municípios de Minas Gerais e da Bahia afetados pelas fortes chuvas e enchentes puderam sacar o PIS 2022.

Imagem de mão segurando uma carteira de trabalho, com notas de 50 e 100 reais dentro dela, representando reajuste do salário mínimo.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

Quais as regras do abono salarial referente ano-base 2022?

  • Estar no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido até 2 salários mínimos por mês;
  • Ter desempenhando atividades por no mínimo 30 dias durante o ano-base;
  • Estar com dados no Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Fora o abono salarial, qual outra antecipação está disponível?

Os trabalhadores podem antecipar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse adiamento funciona como uma espécie de empréstimo, ou seja, há taxas que acabam elevando o valor do contrato.

Veja também:

Shein anuncia ótima notícia envolvendo a cobrança de ICMS em compras; confira

Nesse sentido, o pagamento normalmente fica disponível no mês de nascimento do cidadão, mas ele pode encontrar uma instituição financeira que oferece a antecipação e dar entrada no pedido antes da data. Atualmente, os interessados podem receber o pagamento antecipado em bancos como:

Imagem: rafapress/shutterstock.com