Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Está sem dinheiro? Saiba como solicitar a antecipação do FGTS

Dinheiro para emergências: entenda como funciona a antecipação do FGTS e saiba como solicitar o saque desse adiantamento.

O saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) fica disponível para o trabalhador em diversas situações, como demissões sem justa causa, casos de doença grave ou episódios de calamidade pública. Além disso, existe a possibilidade de realizar a antecipação do FGTS.

Receber o dinheiro do fundo antecipadamente é possível apenas no caso da modalidade saque-aniversário, sendo que a antecipação funciona como um empréstimo. Entenda a seguir como solicitar esse recurso.

Como funciona o saque antecipado?

Celular posicionado na horizontal exibindo na tela o logo do FGTS. O aparelho está sobre um leque de notas de 50 e 100 reais. Ao lado, uma caneta vermelha.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A antecipação do FGTS é uma modalidade de crédito em que os bancos emprestam ao cliente o dinheiro que seria retirado por meio do saque-aniversário nos anos seguintes. Assim, o valor é descontado diretamente do fundo do trabalhador ao longo do tempo.

Veja também: Você é cliente da Caixa? Saiba como pagar o IPVA pelo app

Uma grande vantagem desse tipo de crédito é facilidade de contratação, uma vez que muitos bancos oferecem a opção de pedir a antecipação pela internet. No entanto, cabe ressaltar que se trata de um empréstimo, ou seja, o saque está sujeito a taxas de juros.

Entenda como solicitar a antecipação do FGTS

Antes de pedir a antecipação do saque, é necessário aderir ao saque-aniversário do FGTS. A adesão ocorre diretamente no aplicativo do fundo (disponível para Android e iOS). Depois, no mesmo app, o usuário precisa autorizar a instituição financeira escolhida a consultar sua conta do fundo.

Hoje, diversos bancos oferecem a antecipação do saque-aniversário do FGTS, como Caixa, Banco do Brasil, Itaú, BMG, Inter, C6 Bank e mais. Por isso, é necessário pesquisar com atenção as taxas de juros e demais custos em cada instituição e, assim, escolher a mais vantajosa.

Então, escolhido o banco e autorizado o acesso aos dados do FGTS, o trabalhador deve entrar em contato com a instituição financeira escolhida e verificar o passo a passo específico para solicitar o empréstimo. Em geral, é possível fazer o pedido direto no aplicativo de cada banco.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com