Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estado de SP deixa de emitir RG; saiba mais

A partir de julho, São Paulo deixa de emitir RG e passa a emitir apenas a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Saiba como tirar a sua!

A partir de 1º de julho de 2024, o Registro Geral (RG) deixou de ser emitido no estado de São Paulo. Assim, a medida visa unificar o documento de identidade em todo o país, facilitando a vida dos cidadãos e diminuindo a burocracia. A partir de agora, os paulistas poderão tirar ou renovar sua identidade apenas pela Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A CIN é um documento de identidade único e válido em todo o território nacional. Ela é emitida pela Polícia Federal e possui diversos mecanismos de segurança que dificultam a falsificação. Dessa forma, a CIN contém informações como nome completo, data de nascimento, filiação, CPF, foto e assinatura do portador. Saiba mais!

Impacto da mudança na emissão do RG

Portanto, a partir de agora, a emissão da primeira via da CIN é totalmente gratuita, uma boa notícia para os residentes de São Paulo que estão regularizando sua documentação pessoal. No entanto, isso também significa que cidadãos familiarizados com o processo para adquirir o RG precisarão se adaptar a um novo sistema para obter a CIN.

Planejado para ser o único documento de identificação de brasileiros a partir de 28 de fevereiro de 2032, a CIN vem para unificar e simplificar a forma como a identidade dos cidadãos é registrada e reconhecida nacionalmente. 

A padronização não só moderniza o sistema como também aumenta a segurança contra fraudes, visto que o novo documento possui recursos de segurança aprimorados e integração com bases de dados nacionais.

Pessoa segurando o RG (Registro Geral) que acabou de ser emitido.
Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com

Como emitir a CIN

Por fim, confira o passo a passo para emitir a CIN:

  • Agendamento prévio pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR (disponível para Android e iOS), pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, totens de autoatendimento ou pelo WhatsApp no número (11) 95220-2974;
  • Apresentar documento com CPF e a Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples);
  • Estar em situação regular na Receita Federal e não possuir outra solicitação de CIN em andamento;
  • Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com