Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas 4 dicas simples de economia doméstica podem te ajudar muito no fim do mês; confira

Entenda porque estas dicas de economia doméstica podem fazer toda a diferença em suas contas. Saiba mais sobre!

Com o passar do tempo, a educação financeira tem se tornado um tema mais buscado pela população brasileiro. Assim, neste contexto, é útil entender sobre alguns pontos da economia doméstica que podem gerar um movimento positivo.

O que não é à toa, afinal existem alguns cuidados que podem auxiliar o indivíduo que busca economizar dinheiro. Simultaneamente, é válido destacar que tais práticas podem ser realizadas por qualquer pessoa durante sua rotina.

Ou seja, são dicas simples de economia doméstica que podem fazer com que o indivíduo não contraia dívidas. Neste cenário, é útil destacar quatro pontos referentes ao tema.

4 dicas de economia doméstica

Em suma, o primeiro passo da educação financeira, incluindo a economia doméstica, é o conhecimento sobre as próprias finanças. Ou seja, antes de qualquer coisa, o indivíduo deve avaliar sua renda e seus gastos e elencar onde é possível realizar cortes ou não.

Contudo, mesmo que o indivíduo já tenha realizado tal atividade, existem algumas práticas da economia doméstica que auxiliam neste processo. Neste caso, é possível destacar elas da seguinte forma:

  • Entenda gastos com energia elétrica: inicialmente, aparelhos ligados à tomada podem impactar em 15% na sua conta de luz. Dessa forma, tirar da tomada aparelhos que não se utiliza com frequência é uma alternativa dentro da economia doméstica;
  • Confirme seus gastos com água: ainda que não pareça, uma simples revisão do consumo de água próprio e da família pode impactar no fim do mês. Neste sentido, a economia doméstica aponta para algumas práticas que podem ser revistas pelo indivíduo, sendo possível destacar:
  1. Tempo de banho;
  2. Utilização de água em áreas externas;
  3. Frequência com que lava roupas;
  4. Torneira fica ligada enquanto você não está utilizando.
  • Se organize para ir ao mercado : criar uma lista para o mercado, pensando no que precisa para aquela semana, pode gerar uma economia interessante para o indivíduo. Afinal, este controle permite com que o consumidor tenha foco e controle com seus gastos no mercado;
  • Avalie planos de assinatura : por fim, mas não menos relevante, está avaliação de planos de assinatura. A economia doméstica aponta que muitas pessoas, ainda que não usem tal serviço, não cancelam devido à burocracia das empresas. Entretanto, este dinheiro ‘jogado fora’, pode fazer muita diferença.

Imagem: Evgeny Atamanenko / Shutterstock.com