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Estas dicas vão te ajudar a abrir um negócio do zero em 2023: confira!

Nas últimas décadas, um número crescente de brasileiros têm buscado abrir um negócio e dedicar a sua carreira profissional a essa jornada. Não à toa, o Brasil já está entre os países com maior número de empreendedores do mundo.

Segundo levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está no Top 10 de países com maior número de empreendedores do planeta, ocupando o 7º lugar no ranking com mais de 14 milhões de pessoas com seu próprio negócio.

Contudo, ainda que o movimento seja de alta, abrir um negócio do zero não é simples e exige diversas análises e estudos. Nesse contexto, é preciso se atendar com algumas dicas para o período de elaboração e início de uma ideia de negócio.

3 dicas para abrir um negócio do zero

1. Estude o mercado

Inicialmente, estude o mercado, isto é, avalie como está a expectativa de alguns setores para o próximo ano. Ou seja, em quais segmentos da economia um negócio pode apresentar melhores resultados. Assim, após determinar qual setor, o futuro empreendedor deve analisar as complexidades do segmento.

Dessa forma, é comum que o estudo de concorrência também ocorra, inclusive in loco (no próprio local), para encontrar pontos positivos e negativos. Além disso, encontrar um público-alvo dentro de cada setor é de suma importância para quem deseja abrir um negócio.

2. Confira tendências

Nos últimos anos, a relação entre empresa e cliente tem mudado. Assim, a expectativa é que este cenário siga com essa perspectiva para 2023.

Portanto, antes de abrir um novo negócio, o empreendedor tem que entender as tendências. Por exemplo, a utilização de tecnologia, os clubes de assinatura e o marketing são recursos que o empreendedor deve entender.

Afinal, essas ferramentas tendem a fazer com que o serviço realizado tenha melhores resultados. Portanto, ao abrir um negócio com esses recursos, o empreendedor pode levar vantagem competitiva frente à concorrência.

3. Busque se especializar

Tão importante quanto estudar a área e tendências do mercado, é se especializar para exercer as seguintes funções.

Ainda que existam graduações que possibilitem isso, o profissional pode recorrer a caminhos mais curtos no momento de se tornar apto para empreender.

Por exemplo, cursos de MBA são uma alternativa interessante para quem deseja se preparar para os desafios de empreender. Dessa forma, é possível se especializar em áreas como Gestão Empresarial, Marketing e Inovação.

Portanto, por meio da profissionalização, o indivíduo aumentará a chance de sucesso no momento de abrir um negócio. Pois estará mais preparado para os desafios relacionados ao processo de empreender.

Imagem: Odua Images / Shutterstock.com