Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas dicas vão te ajudar a poupar energia durante todo o verão; confira!

O verão está chegando e nessa época do ano a conta de luz costuma subir; saiba dicas para economizar energia!

Com o verão se aproximando, é importante que os consumidores busquem formas de economizar energia. Em especial devido a previsão de um aumento médio de 5,6% na tarifa de luz para o ano que vem. Felizmente, existem dicas para evitar gastos a mais.

Alguns eletrodomésticos se mostram os “vilões” da conta de luz, por causarem mais despesas para quem os utiliza. No verão, com as altas temperaturas, o uso pode ser ainda maior do que no resto do ano, e é por essa razão que o cuidado deve ser maior.

O que mais gasta energia?

Uma das coisas que mais gastam energia, sem dúvida, é o chuveiro elétrico, especialmente em em altas temperaturas. Claro que no verão a tendência é que os consumidores usem o chuveiro com a água mais gelada, mas, ainda assim, é preciso estar de olho.

Banhos muito demorados podem aumentar muito a conta de energia no final do mês. Dessa forma, o ideal é que o tempo gasto em baixo do chuveiro não seja muito prolongado. Outro aparelho que gasta altas quantidades de energia é o ar-condicionado.

O ar-condicionado, usado com frequência no verão, também pode acarretar em valores mensais mais altos. Uma dica bastante óbvia, mas que pode ajudar muito é simplesmente usar o ar de forma moderada.

É possível, em alguns dispositivos, agendar um horário para que o ar condicionado pare de funcionar sozinho (como de madrugada, por exemplo).

Dicas de economia tecnológica

Existem algumas tecnologias que também são úteis para quem quer economizar mais na conta de luz. Aparelhos que controlam dispositivos por Wi-Fi podem ser uma boa pedida.

Existem “lâmpadas inteligentes”, cujo controle remoto ajuda nos casos de “esquecer” a luz acesa à toa, coisa que deve ser evitada por quem quer diminuir a fatura de luz.

Outra tecnologia interessante é o chamado ar-condicionado ‘Inverter’. Custando em média R$ 2.500, esse tipo de ar-condicionado é mais moderno que os modelos “comuns”. Aliás, esse é o motivo para o seu preço salgado.

Entretanto, por consumir menos energia, o ar ‘Inverter’ pode ser um bom investimento a longo prazo para o consumidor que adquiri-lo.

Imagem: lovelyday12 / Shutterstock.com