Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas pessoas terão prioridade para entrarem no Auxílio Brasil em agosto

Com a aprovação da PEC dos Auxílio, mais famílias serão incluídas no Auxílio Brasil. Veja qual será a prioridade para seleção.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Com a aprovação da PEC dos Auxílios, o Auxílio Brasil terá o valor de R$ 600 para o mês de agosto. Além disso, a proposta prevê a inclusão de cerca de 1,7 milhão de famílias na folha de pagamento do programa. É uma tentativa do Governo Federal de zerar a fila de espera. 

Auxílio Brasil priorizará pessoas que esperam pelo benefício há mais tempo

Os brasileiros que cumprem todos os requisitos para a participação do programa mas ainda não receberam nenhuma parcela do auxílio, aguardam na fila de espera. Os cidadãos que aguardam há mais tempo terão prioridade na seleção das novas famílias para a folha de pagamento do mês de agosto, segundo o Ministério da Cidadania. 

Dados da pasta apontam que mais de 700 mil brasileiros estão na fila de espera do Auxílio Brasil. No entanto, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que detém os dados das famílias de baixa renda, esse número chega a 2,788 milhões. 

Nesse sentido, é provável que a fila não consiga ser esvaziada como espera o Governo Federal. 

As famílias que ainda não estão inscritas no Cadastro Único terão mais dificuldades para entrarem para o programa no próximo mês. Mas, ainda assim, é fundamental realizar o cadastro. 

Cadastro Único 

Para efetivar a inscrição, o cidadão precisa, primeiramente, realizar um pré-cadastro por meio do site ou aplicativo do Cadastro Único. Neste pré cadastro, serão solicitadas informações importantes sobre a pessoa. Após a finalização deste passo, o cidadão tem um prazo de 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único, com os documentos necessários, para a conclusão da inscrição. 

O pré-cadastro é opcional e serve apenas para agilizar o processo de inscrição. Caso o cidadão deseje, ele pode comparecer diretamente no Posto de Atendimento de Cadastro Único e fazer toda a etapa.

Para saber a localização dos Postos de Atendimentos mais próximos, basta acessar o app ou encontrar um CRAS por meio do site

A partir desse momento, as famílias podem solicitar o acesso a diversos programas sociais do governo, como: Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idodo, Casa Verde e Amarela e Bolsa Verde. 

Quem pode se cadastrar? 

Podem realizar o cadastro, as famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 606) e as demais famílias que têm renda superior mas desejam integrar algum programa social do Governo Federal. 

Apenas o Representante Familiar pode fazer o pré-cadastro e informar os dados dos demais componentes da família. É preferível que seja uma mulher. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com: