Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas situações podem invalidar seu CPF

Entenda o que pode fazer com que um CPF se torne inválido e saiba como consultar e regularizar esta situação com a Receita Federal.

O Governo Federal pode bloquear o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de um cidadão por diferentes motivos. Como é através deste documento que os brasileiros são identificados, muitas coisas não podem ser realizadas se o CPF não estiver regularizado. 

A restrição pode se apresentar em viagens, visto que o uso do passaporte do cidadão com o CPF inválido não é permitido, serviços em instituições governamentais e financeiras, como requerimento de algum benefício ou transação financeira, etc. 

Como evitar que o CPF fique inválido?

O que mais leva ao cancelamento do CPF é a inconsistência de dados. Pode acontecer, por exemplo, de um documento constar um sobrenome que não consta no CPF e vice-versa. Portanto, se isso acontecer, o cidadão deve buscar a regularização o mais breve possível, para que o CPF não fique suspenso.

A ausência da declaração do Imposto de Renda daqueles que não são isentos também pode invalidar o documento. Se for identificado nos cinco últimos anos ausência da declaração do Imposto de Renda, o CPF fica com pendências. 

Além disso, deixar de votar também leva ao bloqueio deste documento. Assim, o ideal é que, diante de algum imprevisto que tenha impedido a pessoa de votar, o voto seja justificado. Nessa situação, o CPF fica inválido. 

Como saber se o meu CPF está regularizado?

É possível realizar essa consulta através do site da Receita Federal. Clique neste link e, em seguida, preencha os campos com o número do CPF e a data de nascimento. Após isso, clique em “sou humano” e tenha acesso à situação do documento. 

Meu CPF não está regularizado, e agora?

A princípio é possível resolver isso de maneira totalmente online. Para isso, entre no site da Receita Federal, efetue o login com o número do CPF e a senha de acesso do gov.br e siga as instruções abaixo:

  1. Clique em “Meu CPF”;
  2. Escolha a opção “Atualizar CPF”;
  3. No campo “Etapas para a realização deste serviço” terá as opções de alteração, regularização, complementação de informações e alterações do endereço do CPF;
  4. Nos casos em que o CPF tenha sido constatado como irregular, escolha a opção “Web: Regularizar CPF” ;
  5. Feito isso, preencha os campos do formulário e clique em enviar.

Imagem: Divulgação / Receita Federal