Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Este setor precisa de novos funcionários e paga salários altos

Entenda o porque o setor precisa de novos funcionários e veja qual será o salário pago trabalhadores da área

Apesar do alto desemprego e aumento da inflação em todo o mundo, alguns setores enfrentam a falta de novos funcionários. É o caso das companhias aéreas, que buscam pilotos. Até 2026, estima-se que 350 mil novos pilotos devam ser contratados para suprir a demanda, de acordo com a previsão da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

Os salários altos pagos aos pilotos são um dos maiores atrativos a novos profissionais. Entenda o porque as empresas aéreas precisam de novos funcionários e veja qual é o salário pago aos pilotos.

Por que as empresas aéreas precisam de novos funcionários?

A falta de pilotos é um problema sério que já começa a afetar a indústria de aviação. A escassez de novos funcionários qualificados pode levar a cancelamentos de voos, atrasos e até mesmo acidentes aéreos. Algumas das principais causas da escassez de pilotos são:

  • Onda de aposentadorias: Muitos pilotos mais experientes estão se aposentando em massa, o que tem resultado na falta de profissionais no mercado;
  • Pandemia: A pandemia afetou a formação de novos pilotos, pois muitas escolas de aviação ficaram fechadas ou com a capacidade reduzida, o que resultou em menos pilotos entrando no mercado de trabalho;
  • Falta de candidatos: A carreira de piloto é desafiadora e exige muitas horas de voo e treinamento, o que tem afastado candidatos em potencial.

Com muitos pilotos mais experientes se aposentando e a demanda de viagens aéreas aumentando após a pandemia, as empresas aéreas dos Estados Unidos estão em risco de ficar sem pilotos qualificados para operar seus aviões.

Salários altos para os pilotos

Para resolver a situação, as empresas estão reduzindo os requisitos para novos pilotos, incluindo a exigência de horas de voo e experiência anterior. Mas essas medidas provocaram muitas críticas, porque a redução dos requisitos pode levar a uma diminuição na qualidade e também na segurança do serviço.

A demanda por pilotos em todo o mundo também tem levado as empresas a oferecerem salários altos e melhores condições de trabalho para atrair e reter talentos novos funcionários. A American Airlines, por exemplo, uma das maiores companhias aéreas do mundo, recentemente triplicou os salários de seus pilotos.  

Imagem: Andrii Yalanskyi / shutterstock.com