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Este truque pode trazer mais clientes para sua empresa

Entenda a pesquisa que revelou o potencial de uma estratégia para alavancar o seu negócio e conquistar novos clientes!

Conseguir mais clientes e fidelizá-los é um grande desafio para as empresas. Sobretudo no meio digital, a competitividade aumenta, e conquistar um novo cliente pode depender de um detalhe ou de uma estratégia bem utilizada.

Um método que pode fazer a diferença na aquisição de consumidores é o marketing conversacional. Um levantamento da Infobip concluiu que as pessoas preferem se comunicar com as empresas por meio de mensagens em aplicativos.

Isso inclui os chatbots, por exemplo, e faz parte da estratégia de marketing conversacional. A pesquisa, que analisou 449 bilhões de interações digitais, descobriu um aumento de 73% no uso de WhatsApp por empresas.

O que é Marketing Conversacional?

O marketing conversacional é uma estratégia de comunicação entre uma empresa e seu público que busca estabelecer um diálogo humanizado e personalizado. Essa abordagem procura entender as necessidades e desejos dos clientes e auxiliá-los em seu processo de decisão de compra.

Para isso, utilizam-se principalmente chatbots e outras plataformas de mensagens para envolver os clientes em conversas individuais e em tempo real.

“O principal objetivo é reduzir o atrito no processo de compra e fornecer a ajuda certa, na hora exata e pelo canal correto, ou seja, fazer negócios da forma mais tradicional possível, que é conversando”, explicou o vice-presidente da Infobip na América Latina, Vivian Jones.

Como utilizar a estratégia para ganhar clientes?

Para aplicar o marketing conversacional, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Escolha a plataforma de comunicação que melhor atenda às necessidades da sua empresa e dos seus clientes, como WhatsApp, Facebook Messenger, chatbots ou aplicativos de mensagens em geral;
  2. Certifique-se de que sua mensagem seja personalizada e relevante para o cliente, levando em consideração seus interesses e preferências;
  3. O marketing conversacional exige uma resposta rápida. Portanto, certifique-se de que sua equipe esteja pronta para responder a perguntas e dúvidas em tempo hábil;
  4. Chatbots são uma ótima opção para empresas que precisam lidar com grandes volumes de interações. Eles podem ser programados para responder perguntas frequentes, agendar compromissos e até mesmo finalizar vendas;
  5. Acompanhe as métricas de engajamento – como taxa de abertura e taxa de resposta – para avaliar o sucesso da sua estratégia de marketing conversacional e fazer ajustes conforme necessário.

Imagem: Freedomz / Shutterstock.com