Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda a diferença entre estorno e cancelamento de um pagamento

O estorno e o cancelamento de um pagamento se assemelham

0

Ao usar o cartão de crédito, você pode ganhar de volta o dinheiro que gastou ao devolver ou cancelar a compra. Em suma, compreender isso é muito importante, em especial, para quem faz muitas compras online. Por isso, descubra abaixo qual a diferença entre o estorno e o cancelamento de um pagamento. Dessa forma, você pode ter conhecimento e saber quais são os seus direitos.  

Saiba por que os cartões de crédito possuem data de validade

Entenda a diferença entre estorno e cancelamento de um pagamento

O estorno e o cancelamento de um pagamento se assemelham. Entretanto, para entender a diferença, basta seguir a lógica: 1º você cancela a compra, e depois, recebe o estorno. Isso ocorre porque todo o estorno vem depois de você cancelar a compra de um produto. Além disso, nem todo cancelamento é passível de estorno. 

Seja membro

O cancelamento de um pagamento é algo que você solicita no dia da compra, ao se arrepender, ou ainda, quando a compra não cumpre as suas expectativas. Por exemplo, na compra online, você deve pedir o cancelamento antes da encomenda chegar na sua casa. Ao pedir o cancelamento no dia, o prazo para que o seu limite do cartão seja reestabelecido é de 72 horas. 

Por outro lado, o estorno é o passo seguinte do cancelamento. Ou seja, o pagamento já foi aprovado, e aparece na sua fatura do cartão. Dessa forma, caso você tenha feito o cancelamento dentro do prazo estabelecido, vai receber o estorno pela sua compra. Sendo assim, o dinheiro é devolvido. O prazo para a devolução pode ser de até 2 faturas. 

O que fazer se você se arrepender da compra?

Nas compras realizadas pela internet ou pelo atendimento em domicílio, o consumidor tem direito de se arrepender em até 7 dias após receber o produto. Dessa forma, vale a pena conferir as políticas da loja, antes de terminar a compra. Vale ressaltar, que o prazo não vale para os estabelecimentos físicos. Em suma, você só pode devolver o produto, se ele tiver defeito. 

Quando você não tem direito ao estorno?

Em alguns casos, mesmo com o cancelamento, o estorno não é permitido. Quando você compra passagens de avião, por exemplo, algumas condições não te dão o direito de receber dinheiro de volta. Ainda mais se você fez a compra em uma campanha promocional. 

Além disso, as reservas em hotéis e em pousadas também têm políticas próprias, e devem ser consultadas antes da compra. Em alguns casos, você pode receber o valor se fizer o cancelamento até certa data antes da reserva. Ou ainda, pagar apenas uma porcentagem do valor. 

Os streamings e assinaturas de tv ou telefone também não disponibilizam o estorno. Ou seja, se você cancelar no meio do mês, não vai ganhar o dinheiro de volta. Por isso, antes de fazer o cancelamento, é importante ler o contrato antes.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Antonio Guillem / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.