Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Eu tenho direito ao saque do FGTS de um parente falecido?

Quando um familiar vai a óbito seus herdeiros legais podem efetuar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), desde que haja saldo nas contas do falecido. Entretanto, existe uma ordem de prioridade para recebimento:

  • cônjuge ou companheiro(a) em união estável;
  • filho não emancipado menor de 21 anos ou portador de deficiência;
  • pais;
  • irmão não emancipado menor de 21 anos ou portador de deficiência.

A prioridade para saque do FGTS do falecido segue obrigatoriamente nesta ordem. Ou seja, um grupo só tem direito no caso de ausência do grupo acima dele.

Em suma, o FGTS é um direito dos profissionais que trabalham de carteira assinada. Quando o trabalhador falece, os seus herdeiros passam a ter direito sobre os valores.

Como realizar o saque do FGTS do parente falecido

Para realizar o saque do FGTS de parente falecido, é necessário ter em posse os documentos do titular da conta, como o RG ou CNH, CPF e uma declaração de dependentes firmada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Não é necessário entrar na justiça para fazer o saque do FGTS do familiar falecido, basta estar com os documentos em mãos e seguir um dos modos abaixo!

Saque nas agências da Caixa Econômica

Compareça a uma agência da Caixa Econômica Federal estando de posse dos documentos citados anteriormente, bem como o número de inscrição do PIS/PASEP/NIS do falecido. Além do RG de quem irá sacar, certidão de nascimento ou RG e CPF, no caso de dependentes menores de idade.

Em seguida, o agente bancário irá analisar todos os documentos fornecidos e os informes, para validar se o pedido será aprovado ou não.

Saque do FGTS via aplicativo da Caixa

Para solicitar o saque via aplicativo, primeiro é necessário baixar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. Logo em seguida, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • faça login no aplicativo com o seu CPF e senha cadastrada;
  • ao acessar o app, clique na opção “Meus Saques”;
  • em seguida, selecione a opção “Outras situações de saques”;
  • clique em “Falecimento do trabalhador”;
  • leia as condições e clique em “Solicitar Saque FGTS”;
  • informe o nome, CPF e o número de PIS/PASEP do falecido;
  • envie os documentos solicitados;
  • verifique se enviou todos os documentos necessários e confirme o pedido do saque.

Por fim, basta seguir as orientações que aparecerão na tela e acompanhar o andamento da solicitação diretamente pelo aplicativo. 

Condições especiais de empréstimo usando o FGTS

Sabia que é possível usar o FGTS para conseguir um empréstimo? Também chamada de Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

O Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.

O site também permite que você faça a simulação dos valores e prazos de empréstimo que melhor cabem no seu bolso. Clique aqui e confira!

Imagem: rafapress / shutterstock.com