Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Europa fica em alerta com calor extremo e internet pode sofrer

Onda de calor na Europa afeta a internet. Confira detalhes.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Termômetros chegam acima dos 40°C e a infraestrutura de refrigeração dos servidores de internet não suportaram muito tempo.

A nova onda de calor que atingiu a Europa em 2022 está assustando moradores de diversos países. Isso porque, segundo autoridades, as temperaturas superaram os 40°C de forma praticamente inédita. Dessa forma, o Reino Unido é um dos locais mais afetados pela onda de calor. Um dos maiores problemas acarretados pelo clima quente está relacionado à infraestrutura da internet. Empresas como Oracle e Google foram obrigadas a retirar seus serviços do ar durante um tempo devido ao sistema de refrigeração, que não foi o bastante diante da onda de calor europeia. 

Onda de calor afeta internet

Primeiramente, os servidores são sistemas que guardam dados e torna possível que pessoas de todo o mundo se conectem através de diversos pontos da internet. 

De acordo com a Oracle (a ferramenta para gestão de banco de dados mais usada do mundo), a empresa estava identificando a infraestrutura de serviço, que poderia ser desligada com segurança para evitar maiores falhas. 

Já o Google afirmou que o protocolo de armazenamento em nuvem pode observar taxas de erro muito altas, latências ou serviço indisponível. Esse tipo de problema acontece devido a falhas na estrutura de refrigeração, que nessa situação não estava preparada para temperaturas tão altas. 

Qual a previsão para 2070?

Espera-se que até o ano de 2070 a Europa chegue a ter 4,9 graus a mais no verão, ao passo que o inverno pode ter um aumento de temperatura de até 3,9 graus. Segundo o vice-presidente da Cyxtera, a frequência e a gravidade de eventos climáticos extremos como esse podem acontecer com maior frequência nos próximos anos. 

Dessa forma, as empresas já conseguiram resolver o problema de instabilidade, entretanto, afirmam que novas intercorrências podem acontecer novamente até que o processo de adaptação seja totalmente concluído.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.