Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Evite golpes em compras online com dicas para identificar falsas promoções do Dia dos Namorados

Compras online durante o Dia dos Namorados? Esteja alerta para evitar golpes com dicas essenciais para identificar fraudes!

Ao se aproximar do Dia dos Namorados, muitos consumidores se lançam na busca por presentes ideais, e com a enorme gama de ofertas na internet, é essencial se manter alerta. Aliás, o comércio eletrônico, apesar de facilitar a vida dos compradores, também se torna um campo fértil para a ação de golpistas.

Dessa forma, nesse período, é comum encontrar inúmeras promoções tentadoras que, na verdade, podem esconder armadilhas. Cautela e atenção são fundamentais ao realizar compras pela internet durante as datas festivas. Continue a leitura para mais informações!

O que fazer para evitar golpes no Dia dos Namorados?

Casal de jovens negros sorrindo enquanto olham para a tela de um laptop
Imagem: fizkes / shutterstock.com

As lojas virtuais se multiplicam rapidamente, e nem todas são confiáveis. Assim, antes de fazer qualquer compra, é crucial verificar se o site é seguro e se possui boas referências de outros consumidores. Logo, isso pode evitar muitas dores de cabeça, como fraudes ou mesmo a perda de dinheiro com produtos que nunca são entregues.

Veja também:

C6 Bank aumenta benefício de seu cartão de crédito; Saiba mais!

Ademais, durante as festividades, como no Dia dos Namorados, os criminosos digitais intensificam suas atividades, criando páginas que imitam grandes varejistas ou oferecendo produtos por preços muito abaixo do mercado. Sendo assim, essas ofertas vantajosas podem, na verdade, ser um indicativo de tentativa de fraude.

Dicas para fazer compras seguras online

Portanto, confira abaixo mas dicas de como evitar golpes na hora de fazer compras online no Dia dos Namorados.

  • Verifique a procedência: antes de clicar em “comprar”, pesquise sobre o site. Informe-se sobre a reputação consultando outras avaliações e confirmando dados como endereço físico e contato.
  • Cuidado com e-mails e links suspeitos: desconfie de promoções de Dia dos Namorados que chegam por e-mail, especialmente se você não se inscreveu para receber esses alertas. Prefira digitar o endereço do site diretamente no navegador.
  • Análise da oferta: se um produto está sendo vendido por um preço muito abaixo do comum, investigue.
  • Uso de cartão virtual: para compras online, opte pela geração de cartões de crédito virtuais, que são mais seguros e evitam fraudes.
  • Conferência no final da compra: sempre revise todos os detalhes de sua compra antes de finalizar o pagamento. Isso inclui verificar se há taxas extras sendo aplicadas.
  • Segurança da conexão: evite realizar transações financeiras quando conectado a redes wi-fi públicas. Prefira redes privadas e seguras para evitar interceptações de dados.

Imagem: fizkes / shutterstock.com