Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Evite multas: descubra a tolerância dos radares de velocidade

Descubra qual é a tolerância dos radares de velocidade e saiba como evitar multas e garantir uma condução segura nas vias públicas!

Os radares de velocidade são ferramentas importantes para garantir a segurança nas vias públicas, monitorando o cumprimento dos limites de velocidade e ajudando a reduzir o risco de acidentes. No entanto, muitos motoristas ficam em dúvida sobre qual é a tolerância dos radares e até que ponto podem exceder os limites de velocidade sem receberem multas.

Dessa forma, saiba mais infromações sobre esse tema para os condutores ficarem dentro da lei e garantirem uma condução segura. Continue a leitura!

Como funciona a tolerância dos radares?

Na imagem, radar fiscalizando pista.
Imagem: 63ru78 / Shutterstock.com

No Brasil, as regras de tolerância dos radares são definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Essas normas estipulam que existe uma margem de erro permitida aos radares antes que uma multa tenha sua aplicação. Por exemplo, se um radar está em uma via cujo limite é de 90 km/h, o condutor não receberá multa a menos que sua velocidade exceda 97 km/h.

Sendo assim, a margem de erro permitida pelos radares é de 7 km/h para vias com velocidade máxima de até 100 km/h e de 7% para vias com limites superiores a 100 km/h. Essa flexibilidade é crucial para evitar que condutores tenham penalizações injustas por pequenas variações de velocidade que podem ocorrer naturalmente.

Condutor deve respeitar limites de velocidade

Dito isso, respeitar o limite de velocidade é uma conduta essencial que os motoristas devem seguir. Com isso, é possível:

  • Evitar pontos na carteira de motorista e multas;
  • Contribuir para a segurança de todos os usuários da via;
  • Melhorar o fluxo de trânsito e reduzir o risco de acidentes graves.

Por fim, é importante salientar que exceder os limites de velocidade ainda é uma infração grave. As penalidades para tais infrações variam desde multas até a suspensão do direito de dirigir, dependendo da gravidade do caso.

Veja também:

Quer comprar um carro? Saiba como economizar para a compra do veículo!

Assim, mais do que estar atento às margens de erro dos radares, é essencial se manter dentro dos limites de velocidade estabelecidos para a sua própria segurança e dos demais.

Imagem: 63ru78 / Shutterstock.com