Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Evite problemas na estrada: saiba quantos km um automóvel pode andar na reserva

Existe uma estimativa aproximada para cada carro, mas andar na reserva também pode trazer problemas; Saiba quais os riscos

Quando a luz amarela acende no painel, o condutor do veículo sabe que pode ser um problema. Existe um alerta que avisa que o carro entrou na reserva e há necessidade de colocar combustível. Nesse momento, é bom abastecer assim que possível.

Para ajudar os motoristas a entender o que está acontecendo, existe um indicador no painel com o desenho de uma bomba de posto de combustível, ou as letras “R” ou “E”. Ao contrário do que muitos pensam, a reserva não é um pequeno tanque que fica localizado dentro do veículo, mas a quantidade mínima de combustível determinada pelo fabricante.

Normalmente, a reserva comporta entre três e dez litros de combustível. Mas quantos quilômetros (km) o carro suporta na reserva.

Quantos Km o carro aguenta na reserva?

Um carro, nessa circunstância, pode andar pelo menos 10 quilômetros. No entanto, algumas situações podem alterar essa distância, isto é, o modo que o veículo está sendo conduzido, pode ter um impacto significativo na distância total.

Variáveis como o peso do veículo ou o uso do condicionador de ar aumentam o consumo de combustível, que, por sua vez, diminui ainda mais a distância.

Muitos carros trazem uma indicação visual do quanto ele ainda pode andar em quilômetros fazendo uso da reserva de combustível. Mesmo que seja algo útil, deve-se ter cuidado, pois essa ferramenta não traz um resultado exato, mas uma medida aproximada, como se fosse uma média.

É fato que imprevistos acontecem e ninguém espera passar por riscos. Mas ter esse controle e conhecer o carro ajuda nessa hora. O problema é se a condição de andar na reserva for algo constante.

Isso porque a reserva pode danificar o carro. Andar com o veículo sem a quantidade ideal com certa frequência pode queimar a bomba de combustível.

Um outro problema é que sujeiras densas podem entrar no tanque podendo entupir o sistema que alimenta o veículo, impedindo-o de fazer a combustão e andar. Pode acontecer também a famosa “pane seca”, quando o veículo fica totalmente sem combustível.

Por fim, é importante saber que essa prática é considerada ilegal e pode gerar uma multa de R$ 130,16.

Imagem: ALPA PROD/shutterstock