Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Excelente notícia para quem tem conta poupança

Levantamento da TradMap traz ótima notícia para os brasileiros que têm dinheiro aplicado na poupança. Saiba qual é.

Os brasileiros que têm dinheiro aplicado na poupança podem ficar satisfeitos. Levantamento feito pela TradeMap mostra que a poupança teve um ganho real em relação à inflação em março deste ano. É o sétimo mês seguido que isso acontece. 

No Brasil, a inflação é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, em março esse índice foi de 0,71%, já a poupança mostrou uma valorização de 0,74% no mesmo período. Ou seja, a caderneta rendeu mais do que a inflação. 

Outros índices também tiveram um desempenho melhor que a inflação no último mês. O resultado mais expressivo foi do Bitcoin que valorizou 19,42% em março. Em seguida vêm Ouro e BDRX que tiveram um aumento de 4,28% e 2,99% respectivamente. 

Poupança também rende mais no acumulado dos últimos 12 meses

Se olharmos para os valores acumulados nos últimos 12 meses (março de 2022 a março de 2023), a poupança também vai apresentar um ganho real em relação à inflação do mesmo período. Nesse caso, a caderneta valorizou 8,33% e a inflação teve um aumento de 4,65%.

No acumulado, a aplicação que teve o melhor rendimento em comparação com a inflação foi o CDI com 13,29%, seguido pelo IMA Geral (índice que calcula o desempenho de títulos públicos) com 10,83% e o Ouro com um crescimento de 8,56%. 

Resultado de 2023

Entretanto, se considerarmos apenas os resultados apresentados nos três primeiros meses de 2023, a poupança não conseguiu superar a inflação no primeiro trimestre. Durante esse período, o IPCA teve um aumento de 2,09% e a poupança apresentou uma valorização de 2,08%. 

Nesse cenário, o Bitcoin volta a ser a aplicação que mostra os melhores resultados com um crescimento de 64,77% desde janeiro. Logo atrás estão o BDRX, com valorização de 8,73%, e o Ouro, com um aumento de 4,97%.

Imagem: Natthapol Siridech/shutterstock.com