Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Exclusividade da Caixa no Minha Casa, Minha Vida pode acabar; entenda

Medida provisória que retomou o Minha Casa, Minha Vida pode ser alterada e acabar com a exclusividade da Caixa Econômica Federal. Entenda!

Um novo relatório da medida provisória (MP) que retomou o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida está propondo mudanças significativas no projeto. Uma delas pode, inclusive, pôr fim à exclusividade da Caixa Econômica Federal no programa.

Além disso, outra proposta do relatório é descentralizar a produção, permitindo uma maior participação dos governos locais na execução do programa habitacional. A seguir, confira mais detalhes sobre a possível mudança na MP.

MP do Minha Casa, Minha Vida: entenda o andamento

É importante ressaltar que as regras estabelecidas em medidas provisórias entram em vigor assim que são publicadas no Diário Oficial da União. No entanto, para se tornarem leis permanentes, precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

Atualmente, a MP do Minha Casa, Minha Vida está sendo analisada por uma comissão mista do Congresso. O relator da medida, deputado Marangoni (União Brasil-SP), deve apresentar o relatório nesta quarta-feira (31). Em seguida, os parlamentares terão a oportunidade de revisar o documento antes da votação, que está prevista para ocorrer na quinta (1º).

Críticas à concentração na Caixa Econômica Federal

Alguns parlamentares têm expressado críticas em relação à concentração do Minha Casa, Minha Vida na Caixa Econômica Federal, alegando que isso gera burocracia e limita sua eficiência.

Então, visando tornar o programa mais ágil e eficaz, o relatório da MP deve propor uma produção descentralizada, com a participação de uma multiplicidade de agentes financeiros.

Embora o governo ainda não tenha se oposto diretamente às propostas, é provável que haja resistência durante a votação em plenário, ou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete partes do texto. A MP do Minha Casa, Minha Vida tem data de expiração em 16 de junho.

Imagem: ACTS_DATA STOCK / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital