Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe algum auxílio do INSS voltado para quem nunca contribuiu?

Quem nunca contribuiu com o INSS pode ter direito a um benefício. Esse auxílio é pelo INSS, mas não é um benefício do município. Saiba qual é!

Muitas pessoas que nunca contribuíram para o INSS questionam se podem ter direito a algum benefício oferecido pela instituição.

Será que existe? A resposta é sim! Quem nunca contribuiu com o INSS pode ter direito a um benefício chamado BPC (Benefício de Prestação Continuada). Esse benefício é administrado pelo INSS, mas não é um benefício oficial do município.

Trata-se de um benefício federal que fornece uma renda mínima para idosos com deficiência e famílias com crianças carentes. Segundo informações no ‘Portal da Transparência do Governo Federal’, 4,7 milhões de brasileiros recebem o BPC, o que demonstra o quanto é necessário que ele exista.

O valor do BPC varia de acordo com a idade, deficiência ou número de filhos na família. Para estar qualificar a receber esse benefício, os candidatos devem atender a certos critérios, como renda e limite de ativos.

Como saber se você tem direito?

Se você acredita que é elegível, pode enviar sua inscrição ao INSS e eles avaliarão sua situação para determinar se você pode receber o benefício.

É importante observar que o INSS pode exigir documentos adicionais antes de tomar uma decisão sobre o seu pedido. Uma vez que seu pedido seja aprovado, você receberá um valor de acordo com os critérios mencionados acima.

Qual a diferença de uma aposentadoria e um BPC?

Aposentadoria é um benefício conquistado pela contribuição de anos de trabalho. BPC é como uma assistência que o governo oferece aos mais necessitados, por isso, ele não incluí pagamento de 13º salário e nem a opção da pensão por morte aos dependentes.

Assim, as pessoas elegíveis para receber o Benefício de Prestação Continuada são:

  • os idosos com mais de 65 anos e de renda familiar baixa;
  • pessoas com deficiência comprovada com renda familiar per capita de até R$ 261,25.
  • pessoas com problemas de saúde comprovados por laudo e perícia do INSS com renda familiar per capita de até R$ 261,25.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com