Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe alguma diferença entre transferência TED e DOC?

TED e DOC são modalidades de transferência de dinheiro bastante comuns. Você sabe a diferença entre elas? Descubra agora.

Você sabe a diferença entre as transferências via TED (Transferência Eletrônica Digital) e via DOC (Documento de Ordem de Crédito)? Essas duas modalidades são bastante comuns, e por serem muito parecidas, podem gerar nos consumidores algumas dúvidas quanto a sua real diferença.

O que acontece é que existe sim uma diferença, ainda que seja pequena. Assim, o que muda de uma modalidade de transferência para a outra são duas coisas: o tempo em que o dinheiro vai levar para cair na conta e o valor máximo que é possível transferir.

TED x DOC

Desse modo, as diferenças entre esses dois tipos de transferências monetárias se dão da seguinte forma:

TED

  • O dinheiro cai na conta de transferência ainda no mesmo dia (quando realizada até 17 horas, que é também o limite para as solicitações de transferência via TED);
  • Opera em horários específicos (6h30 e 17h00);
  • Não possui valor máximo para as transferências.

DOC

  • O dinheiro só irá cair na conta de transferência no próximo dia útil;
  • As transferências podem ser solicitadas até 22 horas;
  • O valor limite a ser transferido por DOC é de R$ 4.999.

Como fazer as transferências

Para realizar qualquer uma das duas transferências o processo é relativamente simples, e basicamente o mesmo. É possível fazê-las pelo aplicativo do banco de quem for transferir ou em caixas eletrônicos, por exemplo.

Para tanto, é preciso ter em mãos alguns dados, como o nome completo do destinatário do dinheiro, além de seu CPF ou CNPJ. É necessário também os dados da conta para a qual o dinheiro irá, como número da agência e código. Além disso, claro, é preciso ter saldo disponível na sua conta para transferir para outra.

Normalmente, a opção mais rentável é o DOC, já que as taxas para transferência costumam ser menores. Entretanto, se for uma urgência (ou o valor for superior ao limite de R$ 4.999), o cliente precisará optar pelo TED.

Imagem: fizkes/shutterstock.com