Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Falência do SVB pode causar o fim das startups

Fim do SVB pode causar a extinção em massa das startups e atrasar a inovação em uma década. Saiba mais sobre!

Desde a última semana, o sistema financeiro norte-americano sofre o impacto da falência do Silicon Valley Bank. Não à toa, o Federal Reserve teve que intervir para que o impacto do fim do SVB na economia não fosse maior.

Contudo, os desdobramentos do fim de um dos maiores bancos dos Estados Unidos ainda deve persistir tanto no país, quanto na economia global. Neste contexto de instabilidade, é esperado que as startups sofram um impacto maior.

Ainda mais pelo fato do SVB ser considerado um dos bancos mais solícitos para startups. Ou seja, a tendência é que este negócio passe a ser visto com mais insegurança a partir de agora. Simultaneamente, isto pode causar impactos no Brasil.

Impacto do fim do SVB nas startups

Segundo especialistas, o fim do SVB pode acelerar o processo de desgaste da credibilidade das startups. Em suma, este movimento cresceu com investidores ao longo dos últimos anos, especialmente por este tipo de empresa crescer sem apresentar resultados sustentáveis.

Assim, a tendência é que o crédito para este tipo de empresa se torne cada vez mais limitado. Dessa forma, as startups devem ter que remodelar o modelo de negócio, afinal, caso isto não aconteça, a tendência é que seja o fim destas empresas.

Em outras palavras, a falência do SVB deve acelerar o processo de fusões entre startups e da compra destes negócios, por um preço abaixo do estipulado, por empresas consolidadas no mercado, impactando o segmento.

Em entrevista ao O Globo, o fundador da StartSe, Junior Borneli, comentou que a escassez de recursos para estas empresas deve ocorrer já no próximo período de captação, previsto para julho, agosto e setembro deste ano. Ainda na reportagem, Garry Tan, CEO da Y Combinator, disse que este momento pode causar a “extinção em massa para startups”, atrasando a inovação em “10 anos ou mais”.

Impacto do fim do Silicon Valley Bank no Brasil

Ainda que poucas empresas brasileiras tivessem ligação direta com o banco do Vale do Silício, diversas startups, especialmente do segmento financeiro, se pronunciaram reforçando a preocupação. O que não é à toa, afinal, a tendência é que as startups e fintechs nacionais passem a serem vistas com mais insegurança pelo mercado após o fim do SVB.

Crédito: Vladimka production / Shutterstock.com