Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Falha em cartórios de SP vaza dados de mais de 1 milhão de pais, mães e filhos

0

Falha em cartórios de São Paulo deixaram expostos quase 1 milhão de arquivos contendo dados de adultos, crianças e adolescentes. Além disso, as informações ficaram pelo menos dois meses no ar, à disposição de quem quisesse copiar.

É provável que você também goste:

Conheça os principais programas de Cashback e suas vantagens.

Saiba como conseguir aumento de limite temporário no Nubank.

Seja membro

Golpe usa e-mail que promete aprovação no Nubank para roubar dados.

Falha em cartórios de SP vaza dados de mais de 1 milhão de pais, mães e filhos

Falha em cartórios

Foram 988 mil arquivos vazados, sendo que um único deles trata-se de um banco de dados com 381 mil certidões de nascimento, com informações de mais de 1 milhão de pais (339 mil), mães (378 mil) e filhos (381 mil).

Segundo pesquisa realizada pelo UOL e essa base de dados localizou várias pessoas em redes sociais e em registros públicos. Foram citados exemplos de uma cabeleireira que ficou viúva e cuida de uma jovem e de um adolescente, um policial militar, um pai descendentes de chineses que não paga pensão a seu filho de sete anos e até uma pessoa que responde processo por receptação e furto na justiça.

Os dados informam os nomes dos filhos, seus respectivos pais, as datas de nascimento, números da certidão e até se as crianças nasceram vivas ou mortas. Além disso, é possível saber quais crianças vieram ao mundo sem pai, sem mão ou sem ambos. Ademais, o banco de dados ainda permite obter uma relação de crianças registradas em nome de casais homossexuais.

Atualização: em 29 de outubro às 19 horas.

A Arpen/SP se manifestou a respeito dessa matéria, e entrou em contato conosco, enviando a seguinte nota oficial:

NOTA OFICIAL

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais – Arpen – identificou uma vulnerabilidade no repositório de
backup de arquivos de validação de 2as vias de certidões eletrônicas, que são documentos de conteúdo inteiramente público. A vulnerabilidade foi imediatamente corrigida.

O repositório pode ter sido acessado por hackers e, por isso, a Arpen acionou as autoridades responsáveis para apurar eventual cometimento de crime cibernético.

A Arpen também solicitou à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reconhecido centro de segurança da informação, a realização de uma auditoria independente, com avaliação de todo o sistema e indicação de eventuais correções necessárias para manter e aprimorar a segurança de seus processos internos e externos.

A Arpen reafirma seu compromisso em usar as tecnologias mais modernas e avançadas, de forma a atingir os mais elevados padrões de segurança da informação e promover a cidadania de toda a população brasileira.

É provável que você também goste:

Como limpar nome no SPC e Serasa com a Meu Acerto?

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Fonte: UOL

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.