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Falsa central de atendimento do Nubank pode te deixar no prejuízo; veja como o golpe funciona

Entenda o novo golpe do Nubank onde criminosos fingem ser de uma central de atendimento para enganar os clientes do banco.

Um golpe recente que tem chamado atenção tem como alvo os clientes da Nubank, uma das maiores fintechs do país.

Os golpes telefônicos têm se popularizado no Brasil, com os golpistas sempre encontrando novas maneiras de enganar as vítimas e roubar informações pessoais. 

Como funciona o golpe do Nubank

Neste golpe, o golpista faz contato via SMS ou telefone, alegando que houve uma suposta compra realizada com o cartão da Nubank do consumidor. O objetivo é fazer com que a vítima confirme a transação e, para isso, são fornecidos um número de telefone falso da Nubank ou um link malicioso.

Mão segurando celular com logo do Nubank na tela
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

No texto da mensagem, é comum o uso do número 0800 – uma Discagem Direta Gratuita (DDG), visando passar confiabilidade.

Se o consumidor atender a chamada, uma mensagem automática informa sobre a suposta compra e instrui a discar um número caso não reconheça o valor. Ao fazer isso, os golpistas redirecionam as vítimas para um call center falso, onde eles se passam por um atendente do Nubank. Ao entrar em contato, o cidadão cai no golpe do Nubank e seus dados podem ser roubados.

Como evitar o golpe do Nubank

Há várias medidas que podem a se tomar para se proteger desse tipo de golpe do Nubank. Ao receber um SMS, evite clicar em links e sempre suspeite de mensagens que exijam ação imediata. Os bancos raramente solicitam que os clientes acessem um link específico para resolver algum problema.

Outra dica é prestar atenção no número que envia a mensagem. Instituições financeiras geralmente enviam mensagens com um número de até seis dígitos. Mas, se houver erros gramaticais no texto da mensagem, é um forte indicativo de que pode se tratar de uma fraude.

A Nubank também alerta sobre o fato de que a empresa somente realiza contato via redes sociais, pelos perfis oficiais, ou pelos números de telefone oficiais. O site da empresa também dá várias dicas para evitar golpes digitais.

Medidas de segurança na internet

Além disso, é importante evitar fornecer informações pessoais se solicitado via mensagem ou ligação. Os clientes não devem compartilhar seus dados sensíveis, como números de cartão de crédito e senhas. Além disso, sempre diversifique as senhas utilizadas em diferentes sites e plataformas. 

E, claro, você não deve compartilhar os códigos de verificação recebidos por SMS com ninguém, pois nenhuma loja solicita esses dados dessa maneira.

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Por fim, se você suspeitar de algum movimento estranho, entre em contato direto com o banco ou a instituição financeira através dos seus canais oficiais. Assim, você evita cair em golpes e protege seus dados pessoais do acesso e uso por criminosos.

Imagem: Grustock e Miguel Lagoa / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital