Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Famosa livraria anuncia fechamento por questões financeiras; entenda a situação

Veja sobre esta famosa livraria com mais de 30 anos de história que declarou seu fechamento por baixas vendas!

Após a queda de vendas, a Carga Nobre, que pertence à PUC-Rio, anunciou o seu fechamento. A livraria, que atua no campus da universidade na Gávea, sofreu com o aumento da procura de livros digitais. 

A livraria já tinha uma previsão de encerramento das atividades no meio deste ano e contou com ajuda para se manter, porém não foi o suficiente. Ela é mais uma a entrar no alto índice de fechamento de livrarias e bibliotecas no país nos últimos tempos.

Livraria da PUC anuncia fechamento 

A Carga Nobre começou as atividades em 1988 e foi espaço para diversos eventos literários dentro do campus, como lançamento de livros e sessão de autógrafos. Porém, após 35 anos de história, as questões financeiras pesaram para a livraria.

O fechamento estava com previsão para julho deste ano. Assim, a universidade e a empresa Mega Matte se ofereceram para ajudar, mas o apoio não funcionou, levando ao seu fim três meses após a tentativa de salvar o estabelecimento. 

Lojas de centro comercial com portas fechadas
Imagem: Esteveg / Shutterstock.com

Brasil perde livraria a cada três dias 

Neste ano, outras livrarias como a Galileu, na Zona Norte do Rio, e a da FGV, em Botafogo, também anunciaram o fechamento. Até a Saraiva anunciou o fim das atividades presenciais em todo o país neste ano. Outra que não resistiu foi a Livraria Cultural de São Paulo.

Veja também:

Para aproveitar o fim de semana: veja como ganhar 10% do dinheiro de volta em compras no iFood

Uma das principais causas para a mudança de cenário é o aumento das vendas online de livros. Dessa forma, o leitor não precisa de um local físico para obter o produto, podendo receber em sua casa ou ler pelo celular. Segundo a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o Brasil perdeu quase 900 livrarias de 2014 a 2021, o que indica a média de um lugar a cada três dias.

As bibliotecas públicas também sofreram perdas nos últimos tempos. De 2015 até 2020, 764 fecharam as portas, com a maioria dos casos em São Paulo e Minas Gerais. 

Imagem: Zamrznuti tonovi / Shutterstock.com