Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Febraban conclui proposta para rotativo do cartão de crédito

A Febraban finalizou a sua proposta com formas de diminuir o rotativo do cartão de crédito.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) concluiu sua proposta que busca resolver o problema do alto rotativo do cartão de crédito. Logo, isso acontece quando o prazo estabelecido pelo Banco Central está chegando ao fim.

Em setembro deste ano, o Congresso Nacional estipulou esse período de 90 dias para que os emissores de cartões apresentassem uma proposta de redução dessa taxa. Saiba os demais detalhes sobre esses estudos na sequência.

Febraban termina proposta que propõe diminuir rotativo do cartão de crédito

Pessoa vestida de terno com cartão na mão. Acima do cartão, uma imagem de %, em rosa neon, representando juros rotativo
Imagem: Jirsak / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A Febraban apresentou uma proposta que visa limitar em seis vezes o parcelamento de faturas sem juros. Essa é, sem dúvida, umas das principais causas que provocam essa altas taxas cobradas no crédito rotativo.

Atualmente, com taxas de crédito rotativo ao redor dos 14% ao mês, a medida poderia reduzir essa taxa para 8,5% a 9,5% ao mês. Além disso, em caso de inadimplência de uma dívida no cartão, os parcelamentos sem juros do mesmo cartão seriam trazidos a valor presente. Sendo assim, com a conta vencida, o total seria refinanciado com juros.

Quando acontecerá a apresentação da proposta?

O prazo limite para a apresentação da proposta de diminuição do rotativo do cartão de crédito é até o início de janeiro de 2024. Porém, seu encaminhamento precisa acontecer com antecedência ao Banco Central e ao Conselho Monetário Nacional. Isso porque sua última reunião do ano acontecerá no dia 21 de dezembro deste ano.

Sendo assim, nos próximos dias a proposta terá a avaliação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Nesse sentido, a principal questão é se a proposta da Febraban terá o apoio dos membros da autoridade financeira. O Congresso Nacional também precisa avaliar para aceitar a proposta.

Veja também:

Projeto que prevê pagamento do seguro-desemprego a mais trabalhadores é aprovado

Logo, essa medida traria um alívio financeiro para os consumidores brasileiros, já que o rotativo do cartão de crédito é uma das principais causas de inadimplência. Em agosto, por exemplo, registrou-se que 49,1% daqueles que entraram nesse tipo de dívida não conseguiram pagá-la.

Imagem: Jirsak / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital