Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FEBRABAN faz ALERTA URGENTE sobre golpe do acesso remoto

Saiba mais informações sobre o que diz a Febraban em relação ao golpe do acesso remoto e evite ser vítima dessa fraude!

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez um importante alerta aos brasileiros que possuem contas em bancos. Trata-se, portanto, de um aviso em relação ao golpe do acesso remoto, também conhecido como golpe da mão fantasma.

Dessa forma, a federação publicou em suas redes sociais a explicação de como essa fraude financeira funciona e, ainda, indica formas de como os clientes podem evitar cair nesse tipo de situação. Continue a leitura!

Febraban alerta brasileiros sobre golpe do acesso remoto

Homem encapuzado de costas, na frente de um computador.
Imagem: Pira25 / Shutterstock.com

Em seu perfil oficial no Facebook, a Febraban explicou como o golpe do acesso remoto acontece. Logo, a fraude acontece porque o criminoso se passa por um funcionário de um banco de alguma outra instituição financeira.

Dessa forma, durante uma ligação, o golpista diz para a possível vítima via ligação ou mensagem que houve uma movimentação suspeita em sua conta bancária. Ainda, indica ao cliente que pode ter acontecido a clonagem ou invasão da mesma.

Veja também:

Supermercado é condenado por fazer funcionários usarem uniforme com slogan de Bolsonaro

Logo, o farsante informa que, para solucionar o problema, ele enviará o número de uma central telefônica, que é falsa ou diz que enviará um link para a instalação de um aplicativo. Porém, essa ferramenta é maliciosa e pode causar danos aos dados da vítima e ao próprio aparelho.

O que fazer, afinal?

Dessa forma, a Febraban alerta que, ao receber alguma ligação ou mensagem em relação ao golpe do acesso remoto, deve-se encerrar a ligação ou a conversa imediatamente assim que a vítima desconfiar da veracidade da informação passada a ela.

Ademais, não clique em links. Caso isso aconteça, os criminosos podem ter acesso a todos os dados do celular, incluindo o das conta bancárias. Logo, a campanha “Pare e Pense, Por de Ser Golpe” é uma iniciativa que tem o apoio da Polícia Federal, Procon e Banco Central. Confira a postagem da Febraban completa por aqui.

Imagem: Pira25 / Shutterstock.com