Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fechamento de famoso aeroporto causa polêmica

Famoso aeroporto de Belo Horizonte vai encerrar suas atividades, mas deputados lutam para mantê-lo aberto. Entenda.

As atividades do Aeroporto Carlos Prates, localizado em Belo Horizonte (MG), se encerrarão no próximo sábado (1), pois de acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) só pode geri-lo até este dia.

Este aeroporto existe desde os anos 1940 na capital mineira. Atualmente, suas atividades são aviação desportiva de pequeno porte e em helicópteros. Além disso, lá estão localizados o Aeroclube de Minas Gerais e uma escola de aviação. 

A comunidade que vive próximo a ele, porém, reclama dos constantes acidentes e, há tempos, pede o encerramento das atividades. A expectativa é de que, a partir de abril, a Prefeitura de Belo Horizonte assuma o local e proceda com o seu fechamento. 

Deputados tentam mantê-lo em funcionamento

Apesar de parte da população aprovar o fim das atividades do aeroporto Carlos Prates, os deputados federais da bancada de Minas Gerais estão se organizando para encontrar outra solução. A ideia é formar uma parceria público-privada para manter as atividades e melhorar o entorno. 

O esforço é liderado pela deputada Greyce Elias (Avante-MG), que chegou a protocolar um projeto de lei que mantém a administração da Infraero por mais 2 anos. De acordo com ela, conversas estão em andamento com representantes do Ministério de Portos e Aeroportos. 

Além da ação dos deputados para manter o famoso aeroporto em atividade, o governo de Minas Gerais já indicou que aceitaria assumir a administração do local. Mas o Ministério afirma que tal convite nunca foi feito. 

Serviços passaram para outros aeroportos do estado

Enquanto os deputados não chegam a um acordo com o Ministério dos Portos, o plano do encerramento das atividades do famoso aeroporto continua o mesmo. Assim, os serviços oferecidos por ele passarão para os aeroportos de Confins e da Pampulha. 

Além disso, o campo de aviação que fica em Conselheiro Lafaiete já mostrou interesse em receber a escola de aviação que funciona no local. 

Imagem: Dima Moroz / Shutterstock