Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fechamento de lojas da Marisa: CEO faz acusação polêmica

Em meio a fechamento de uma série de lojas, novo CEO da Marisa faz declaração polêmica sobre o mercado. Saiba mais!

Em meio a um processo de reestruturação, João Pinheiro Nogueira Batista, CEO das Lojas Marisa há pouco mais de um mês, fez duras declarações acerca do mercado de importações dos produtos da China.

Segundo Batista, a situação econômica passada pela varejista também é “culpa” deste mercado, no qual o próprio chama de “contrabando”. Simultaneamente, o executivo também pondera que a situação econômica do país também impacta para tal cenário.

Vale ressaltar que a Marisa passa por um dos momentos mais complexos de sua história, tendo que fechar diversas unidades. Tal cenário ficou ainda mais complexo após a crise das Lojas Americanas, que dificultou o crédito para lojas de varejo no país.

Posicionamento do CEO da Marisa

Em entrevista ao Estadão, Batista foi duro no momento de apontar os fatores que levaram a empresa a este cenário. “Se economia estivesse melhor e sem esse contrabando todo, talvez eu não tivesse de fechar 90 lojas”, comentou o CEO da Marisa.

Além disso, o executivo fez questão de alertar sobre o impacto que este encerramento de unidades causa. Conforme o empresário, cada loja, em média, emprega 20 pessoas. Assim, tornando o processo “doloroso”.

Inclusive, Batista foi um dos 20 empresários do varejo que se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para debater tal cenário. Dessa forma, ele esteve na reunião em que o ministro informou que deve regulamentar a situação do varejo de lojas da China. Contudo, segundo o próprio CEO da Marisa, Haddad “não sabia os detalhes do contrabando organizado que vem sendo praticado”.

Crise na varejista

Em meio às fortes declarações de seu CEO, a varejista anunciou no início deste ano uma dívida superior a R$ 600 milhões. Desde então, uma série de medidas foram implementadas pelo negócio, o que inclui a reformulação no alto escalão da companhia.

Todavia, o cenário do mercado de crédito para varejistas têm dificultado o processo de recuperação da Marisa. Portanto, a nova gestão da empresa tem buscado formas de manter suas atividades, o que inclui o encerramento de uma série de lojas.

Imagem: casa.da.photo / Shutterstock.com