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Fechamento do Carrefour: 40 unidades deixarão de existir no Brasil; saiba mais

Grupo Carrefour tem expectativa de conseguir realizar o fechamento de 40 hipermercados no Brasil. Entenda!

O Grupo Carrefour tem expectativa de conseguir realizar o fechamento de 40 hipermercados e transformá-los em lojas do Atacadão e Sam’s Club. A projeção da empresa é apenas uma das novidades para o período entre 2024 e 2026, divulgadas na manhã desta terça-feira (28).

Em outubro, o Carrefour anunciou o fechamento de 16 lojas em Belo Horizonte, com devolução dos espaços para WRV. Segundo um parecer do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a medida visa a concluir um litígio entre as partes. O grupo está presente em todo o país através de unidades do Atacadão, Bom Preço, Todo Dia, drogarias, entre outros.

Visão estratégica do Grupo Carrefour não envolve apenas ‘fechamento’

A visão estratégica do Grupo Carrefour para expandir seu modelo de negócio não envolve apenas um fechamento seguido de remontagem. Isso porque inclui também a abertura de novos estabelecimentos. Estima-se que entre 10 e 12 novas lojas Atacadão e entre 7 e 9 lojas Sam’s Club devem iniciar suas operações no próximo ano.

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Em relação ao capex (despesas de capital), a previsão é de que os gastos para o ano fiscal de 2024 variem entre R$ 2,3 bilhões até R$ 2,6 bilhões. Ademais, a estratégia de gerenciamento de estoque deve ser otimizada.

Fachada do supermercado Carrefour, com letreiro na parte superior e céu ao fundo
Imagem: Veja / Shutterstock.com

Grupo comunicou retirada de previsão de R$ 100 bilhões em vendas 

Apesar das previsões de expansão e de fechamento seguido de transformação, o Carrefour comunicou a retirada de um “guidance”, divulgado em 24 de setembro de 2021. Em suma, essa previsão anterior era de que o Atacadão atingisse R$ 100 bilhões em vendas brutas no exercício social finalizado em 31/12/2024.

De acordo com o grupo, essa revisão vem da consequência de “mudanças no ambiente macroeconômico do país”. Isto é, além de atualizar suas operações frente às novas dinâmicas de consumo, o Carrefour também está atento às oscilações da economia e às demandas do mercado brasileiro.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com