Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Feirão Limpa Nome Serasa: o que acontece se você renegociar a dívida, mas não pagar

No dia 1º de novembro, teve início o Feirão Serasa Limpa Nome e, como de costume, oferece descontos de até 99% do valor das dívidas. Dessa forma, o evento conta com 267 parceiros, entre eles estão bancos, telefonia, varejo, universidades e outros segmentos que, segundo a Serasa, disponibilizam mais de 200 milhões de ofertas com descontos em dívidas atrasadas ou negativadas, podendo negociá-las em até três minutos.

Assim, milhões de acordos são fechados no Serasa Limpa Nome. Contudo, algumas pessoas acabam não cumprindo o acordo firmado. Todavia, caso seja descumprido acontece a chamada quebra de acordo.

O que acontece se não pagar o acordo

Em síntese, ao renegociar uma dívida no Serasa Limpa Nome, o consumidor assume o compromisso de pagá-la nas condições previstas no acordo. Sendo assim, é importante escolher o melhor dia de pagamento e a quantidade de parcelas que conseguirá pagar.

Por mais que em até cinco dias após a confirmação do pagamento da primeira parcela do acordo, ela deixe de constar no Cadastro de Inadimplentes da Serasa, ao deixar de pagar integralmente ou parcialmente o que foi combinado na renegociação, o cidadão volta a ficar inadimplente.

Dessa forma, multas, juros e outras taxas incidem sobre o valor devido anteriormente. Portanto, precisará ser feito um novo acordo para se livrar da dívida. Além disso, a dívida pode ficar ainda mais cara, já que não pode ser que não consiga as mesmas condições de negociação após uma quebra de acordo.

Importância de manter o acordo em dia

À vista disso, ao precisar de um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito, o nome do consumidor pode ser consultado. E, caso tenha alguma restrição, algumas instituições financeiras podem não aprovar a solicitação. Assim, é importante quitar as dívidas.

É possível pagar o boleto vencido?

Em suma, cada empresa credora tem seu critério de atualização de boleto. Portanto, cada empresa tem uma tolerância para declarar quebra de acordo após o vencimento do boleto. Assim, não é possível garantir que o boleto será aceito após a data de vencimento.

Dessa forma, é importante realizar o pagamento de acordo com as orientações que constam na sua fatura.