Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fenabrave projeta crescimento de 12% na venda de carros 0 Km

A Fenabrave prevê um aumento de 12% nas vendas de carros novos, impulsionado pela recuperação econômica em 2024.

As projeções otimistas da Fenabrave indicam um crescimento de 12% nas vendas de veículos novos em 2024. José Maurício Andreta Júnior, presidente da entidade, destaca que esse aumento é impulsionado pela economia em crescimento e pela disponibilidade de crédito.

Assim, a expectativa é de que o segundo semestre seja ainda mais promissor para o mercado automotivo. Esse cenário positivo reflete a confiança dos consumidores e a recuperação do setor após os desafios enfrentados nos últimos anos.

Carros 0 Km: O Início Promissor de 2024 no setor automotivo

Fileiras de carros em trânsito vista de cima
Imagem: Kichigin / Shutterstock.com

Andreta Júnior compartilhou em recente coletiva de imprensa que as expectativas estabelecidas no começo do ano estão se concretizando. “[…] a tendência é de uma economia sempre mais forte no segundo semestre do que no primeiro, com menos despesas e economia aquecendo”, afirmou o presidente da Fenabrave.

Historicamente, a aquisição de veículos 0 km no Brasil tem sido majoritariamente financiada, representando de 60% a 70% das compras. “Essa proporção diminuiu bastante no ano passado, mas deve caminhar de volta para esse nível”, destacou Andreta Júnior. Com isso, o acesso ampliado ao crédito surge como principal propulsor para a expansão do mercado.

Visão econômica favorável e impacto nas vendas no primeiro trimestre

Segundo a economista da Fenabrave, Tereza Fernandez, a previsão é de que a taxa Selic encerre o ano em 9,5%, o que indica um ambiente econômico favorável. Então, ela destacou que o cenário é positivo, com controle da inflação e estabilidade cambial, apesar das tensões geopolíticas.

Até março, as vendas de veículos tiveram um aumento significativo de 9,1% em relação ao ano anterior, totalizando 471.569 unidades vendidas. Dessa forma, esse aumento nas vendas é um indicativo claro da recuperação do setor automotivo, que está em andamento.

A importância dos financiamentos para o mercado de veículos

A flexibilização nos financiamentos e a queda na taxa básica de juros são apontadas como variáveis-chave para o crescimento do setor.

Veja também:

Estudo aponta necessidade de quase R$ 2 tri até 2033 para resolver déficit habitacional no Brasil

Portanto, este cenário favorece tanto consumidores quanto a indústria automobilística, reforçando a perspectiva de um ano de recuperação e resultados positivos para o mercado de veículos novos.

Imagem: Mikbiz / Shutterstock.com