Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova lei pode proibir este tipo de compra e venda de carros; confira

Conheça a nova lei e o metódo de compra e venda de carros e outros veículos que pode ser proibida no país. Leia mais e saiba detalhes.

Uma nova legislação, que pode significativamente afetar a dinâmica do mercado de carros brasileiro, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados. Trata-se do Projeto de Lei 3844/19, de autoria do deputado federal Mário Heringer (PDT-MG).

A proposta, que a Comissão de Defesa do Consumidor debateu em audiência pública na última quarta-feira (27), visa principalmente a prevenção da disponibilidade para revenda de veículos adquiridos com descontos especiais por um período mínimo de dois anos.

Como a nova lei impacta o setor automotivo?

Mais conhecido como venda direta, o desconto é ofertado somente para pessoas jurídicas como uma maneira de incentivar a compra de veículos pelas empresas. O PL 3844/19 visa evitar que esses automóveis sejam revendidos rapidamente, prática que pode levar a uma concorrência desleal no setor.

Vários modelos de carros expostos em uma concessionár
Imagem: KELENY / shutterstock.com

O deputado Vinícius Carvalho (Republicanos-SP), relator da proposta na comissão, estava buscando sugestões para elaborar o parecer que seria apresentado em breve. A intenção é prevenir a ação de “redes não-oficiais”, que acabam tendo vantagem sobre as concessionárias tradicionais, uma vez que não precisam oferecer garantia após a venda.

Quem participou da audiência pública?

A audiência pública contou com a participação de figuras proeminentes do setor automotivo, incluindo representantes de organizações de destaque como, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e outras autoridades.

Veja também:

Procurando um seguro? Confira a lista das melhores seguradoras

Durante a audiência, essas renomadas organizações do setor tiveram a oportunidade de compartilhar seus insights, experiências e perspectivas, o que, certamente contribui para um diálogo construtivo sobre questões relacionadas à indústria automotiva.

O que muda com a nova lei dos carros?

A aprovação do Projeto de Lei pode influenciar a decisão dos consumidores na hora da compra do carro. A possibilidade de acúmulo e comércio de carros por meio de vendas diretas poderia alterar a escolha entre carro por assinatura ou financiamento, por exemplo.

Porém, é importante frisar que o projeto ainda está em discussão e vai depender da aprovação da Câmara dos Deputados para virar lei. E caso seja aprovado, ainda terá de passar pela sanção presidencial.

Desse modo, cabe acompanhar os próximos capítulos dessa história e entender como a nova legislação vai se desdobrar no setor automotivo do Brasil.

Imagem: FotoYakov / shutterstock.com