Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fez compra internacional? Veja 5 sites para calcular suas taxas

Decidiu realizar uma compra internacional? Entenda como calcular as possíveis taxas para fazer esta importação dentro da lei!

Realizar uma compra internacional pela internet é uma prática cada vez mais comum, principalmente considerando a popularidade de sites como Shein e Aliexpress. Entretanto, é preciso se atentar às taxas de importação cobradas pela Receita Federal para não ter surpresas na hora de receber sua encomenda.

Afinal, dependendo do produto e de outras condições, é possível que haja cobrança de taxa de importação. Então, é importante aprender a calcular essas taxas e adicionar os valores aos seus gastos, verificando se é viável e vantajoso realizar a compra internacional.

Para tanto, há ferramentas que podem te ajudar a fazer esse cálculo de forma rápida e prática. Vamos conferir quais são esses recursos e como usá-los corretamente? Acompanhe!

Como fazer o cálculo das taxas de sua compra internacional

É possível realizar uma simulação do valor das taxas de importação antes mesmo de efetuar sua compra em sites e lojas internacionais.

Esta prática é altamente recomendável, pois ela te ajuda a ter uma ideia mais precisa do custo total do produto desejado, evitando surpresas desagradáveis na hora do pagamento. Agora, vamos conhecer cinco ferramentas úteis para calcular a taxa de importação:

Aplicativo dos Correios

A primeira ferramenta a ser considerada é o aplicativo oficial dos Correios (Android e iOS). Nele, você pode criar um cadastro e acompanhar as atualizações sobre suas encomendas.

Além disso, é possível verificar os impostos devidos por uma determinada encomenda, cujo pagamento poderá ocorrer por boleto bancário, cartão de crédito ou Pix. Mas, atenção: a taxação ocorre somente após o recebimento e a conferência da encomenda no Brasil!

Receita Federal: órgão oficial de tributação possui simulador

O portal da Receita Federal também permite simular o valor das taxas de importação de produtos adquiridos em sites ou lojas internacionais.

No entanto, o pagamento das taxas só fica disponível após a recepção do produto no Brasil pela própria Receita Federal, seguindo os trâmites normais de entrega até chegar ao seu destino final.

Gainholder

O Gainholder é um portal em que você pode contratar serviços para fazer a importação de produtos de outros países, além de permitir que você faça os cálculos das taxas que pagará por cada item.

A maior vantagem na escolha deste site é a possibilidade de gerar um arquivo PDF com detalhes de cada imposto.

Simule as taxas pelo site da ILS Cargo

No site ISL Cargo, você pode fazer a simulação de taxas de diversas aquisições internacionais, adicionando mercadorias e simulando uma compra completa em um determinado site ou loja de outro país.

Além disso, é possível fazer um orçamento direto com a equipe da plataforma por meio de um formulário ou pelo WhatsApp da empresa. A empresa está presente no Brasil, nos Estados Unidos, no México e no Chile.

Lojas do Exterior oferece descrição detalhada de tributos

Para quem deseja entender as taxas e impostos, o site Lojas do Exterior é uma ótima opção. Nele, você pode fazer uma simulação sobre a compra de um item em uma loja internacional e verificar a descrição detalhada dos tributos aplicados.

Imagem: Dmitry Demidovich / Shutterstock.com