Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS Digital: confira como obter empréstimo consignado por meio da plataforma

Os trabalhadores do setor privado já podem solicitar empréstimos consignados sem precisar de autorização da empresa onde trabalham. Confira!

Na última sexta-feira (1º), o governo federal lançou a plataforma FGTS Digital, onde os trabalhadores do setor privado já podem solicitar empréstimos consignados sem precisar de autorização prévia da empresa onde trabalham. Assim, a transação ocorre diretamente junto às instituições financeiras.

Dessa forma, esse tipo de crédito consignado tem como garantia os valores depositados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador. Assim, o risco de inadimplência para as instituições financeiras é menor, possibilitando a oferta de crédito com melhores condições. Veja mais detalhes!

Empréstimo consignado no FGTS Digital

Portanto, por meio do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS), o trabalhador escolher a instituição financeira onde tomará o empréstimo consignado. Dessa forma, pela melhor taxa de juros e pelo prazo de pagamento que melhor lhe atende. Vale lembrar que, anteriormente, só era possível contratar o crédito consignado com o banco no qual a empresa tinha convênio.

No entanto, com o lançamento da nova modalidade, pode haver a extinção do consignado que utiliza o saldo do FGTS do trabalhador como garantia, conhecido como antecipação do saque-aniversário, de acordo com anúncio recente do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT).

logo do FGTS com notas de dinheiro ao fundo
Imagem: rafastockbr / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital

Fim da antecipação do saque-aniversário

Contudo, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) expressou preocupação com o potencial fim da antecipação do saque-aniversário do FGTS, argumentando que ela limita as opções dos trabalhadores no acesso a recursos emergenciais e pode aumentar o endividamento das famílias.

Da mesma forma, a Associação Brasileira de Internet (Abranet) e a Zetta, associação de fintechs, defenderam em nota que quanto mais opções existirem para os beneficiários e o mercado, melhor será para todos, favorecendo a competitividade.

Veja também:

Saiba como ter isenção de anuidade permanente em seu cartão Bradesco

Já que um relatório do Banco Inter mostrou que o saque-aniversário do FGTS serviu como complemento de renda para consumo e investimento dos trabalhadores, sem impactar significativamente os recursos do FGTS.

Imagem: rafastockbr / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital