Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS Digital: novo sistema entra em vigor nesta sexta-feira (1°); saiba mais

Conheça o FGTS Digital, que a partir de hoje será responsável por todo o recolhimento mensal e rescisório do FGTS.

O Ministério do Trabalho e Emprego, após um período de testes, anunciou oficialmente a chegada do FGTS Digital. Desse modo, o novo sistema promete substituir o atual envio de informações do FGTS dos empregados, atualmente realizado pelo sistema Conectividade Social/Caixa.

Sendo assim, o principal objetivo da nova plataforma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é facilitar e simplificar o processo para os empregadores, utilizando o eSocial como base de dados e oferecendo interface 100% web e diversas opções para a emissão de guias.

Dessa maneira, a data prevista para a implementação do FGTS Digital é nesta sexta-feira, 1º de março de 2024. Logo, a partir de hoje, o novo sistema será responsável por todo o recolhimento mensal e rescisório do FGTS. Portanto, siga a leitura para conferir mais acerca do FGTS Digital.

Pagamento através do Pix

Pessoa usando aplicativo do FGTS Digital
Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com

Uma das principais novidades do FGTS Digital é a possibilidade de pagamento do fundo utilizando o Pix, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil. De acordo com o Ministério do Trabalho, essa inovação promete trazer ganhos significativos em termos de confiabilidade, agilidade e facilidade.

Então, otimizando o processo de individualização na conta do trabalhador. Ademais, o desenvolvimento da nova plataforma contou com a colaboração de diversas entidades, incluindo:

  1. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI);
  2. Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS);
  3. Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;
  4. Serpro;
  5. Caixa Econômica Federal.

Benefícios do FGTS Digital

Segundo informações do governo, o FGTS Digital promete trazer uma série de benefícios, entre os quais se destacam a maior facilidade para a emissão e personalização de guias. Além disso, mais agilidade no processo de individualização e rapidez no pagamento de FGTS em atraso com a possibilidade de recolhimento de vários meses em uma única guia.

Veja também:

Caixa libera saque de R$ 2.900 nesta sexta-feira (1°); veja se pode receber

Ademais, cálculo automático da multa do FGTS com base no histórico de remunerações do eSocial e ferramenta automática para recomposição de salários de períodos anteriores e pagamento da indenização compensatória.

Imagem: Divulgação / Gov.Br