Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS é descontado do salário todo mês?

O FGTS é um benefício de direito do trabalhador e uma obrigação do empregador. Saiba se ele deve ser descontado do seu salário!

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício de direito do trabalhador e uma obrigação do empregador. Logo, o pagamento dele deve ser feito pela empresa, sem que haja descontos no salário do funcionário.

Os únicos descontos que podem ser feitos do salário do empregado, conforme prevê a legislação trabalhista, são o valor da contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e a alíquota do Imposto de Renda.

Entretanto, vale ressaltar que o desconto do Imposto de Renda só é devido caso a pessoa receba mais de dois salários mínimos. Ou seja, sob nenhuma hipótese o valor do FGTS deve ser descontado do salário. Saiba mais a seguir!

O objetivo do FGTS

A criação do FGTS foi pensada para criar um fundo de emergência para os trabalhadores que são demitidos sem justa causa, funcionando como uma espécie de poupança. Dessa forma, o saque do benefício pode acontecer diante de algumas situações, entre elas:

  • demissão sem justa causa;
  • compra do imóvel próprio;
  • aposentadoria do trabalhador;
  • após 3 anos ininterruptos sem registro na carteira;
  • rescisão de contrato devido à falência da empresa;
  • caso de doença grave do titular da conta ou dependentes.

O valor do FGTS depositado pela empresa mensalmente deve corresponder a 8% do salário do funcionário. Além disso, vale lembrar que a empresa também deve pagar o valor do FGTS sobre abonos, como férias, 13° salário e aviso prévio.

Como consultar o saldo?

Para conferir se o pagamento do seu benefício está sendo feito mensalmente, basta baixar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. No entanto, caso ainda não tenha cadastro, selecione a opção “Cadastrar-se” e preencha as informações solicitadas.

No primeiro acesso, serão feitas algumas perguntas sobre o profissional, que geralmente envolve as empresas que ele já trabalhou. Esse passo é importante para confirmar a identidade de quem está tentando acessar a conta.

Por fim, após realizar essa etapa, você pode conferir o depósito do seu FGTS sempre que quiser através do seu cadastro. Contudo, você também pode se cadastrar no site da Caixa e receber o aviso via SMS sempre que o seu benefício for depositado.

Empréstimo com juros baixos usando o FGTS

Sabia que é possível usar o FGTS para conseguir um empréstimo? Também chamada de Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

O Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.

O site também permite que você faça a simulação dos valores e prazos de empréstimo que melhor cabem no seu bolso. Clique aqui e confira!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com