Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS Futuro é aprovado para ser usado na compra de casa própria para famílias de baixa renda

Saiba mais sobre a decisão do Conselho Curador do FGTS de permitir o uso do FGTS futuro para a compra da casa própria

Na última terça-feira (26), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou uma medida que pode impactar significativamente o mercado imobiliário brasileiro. Agora, será possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) futuro para a aquisição da casa própria. 

Assim, a modalidade promete facilitar o acesso à moradia para milhares de brasileiros. Entenda mais sobre essa novidade e suas implicações. Dessa forma, uma das principais consequências da aprovação do uso do FGTS Futuro para a compra da casa própria é a facilitação do acesso à moradia às famílias de baixa renda.

Uso do FGTS Futuro

Enfim, o FGTS Futuro permite que o trabalhador com carteira assinada complemente a sua renda familiar ao solicitar um financiamento habitacional. Assim, no entanto, a princípio, essa modalidade contemplará apenas as famílias que compõe a Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, com renda mensal de até R$ 2.640.

Dessa forma, o Ministério das Cidades prevê que 43 mil famílias poderão se beneficiar com o FGTS Futuro.

No entanto, é importante destacar que, caso o trabalhador seja demitido, ele não poderá sacar o FGTS que foi comprometido. Assim, poderão resgatar apenas a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa. Além disso, terá que negociar o pagamento do financiamento com a CAIXA Econômica Federal.

Pessoa com uma miniatura de casa em uma mão representando FGTS Futuro.
Imagem: Alexander Raths / shutterstock.com

Benefícios da nova modalidade

Além disso, a medida também deve impactar positivamente o mercado imobiliário, estimulando a demanda por imóveis e impulsionando o setor da construção civil. Pois, com mais pessoas aptas a financiar a compra da casa própria, a tendência é que haja um aumento na procura por unidades habitacionais. E, assim, aquecer a economia e gerar empregos no setor.

Veja também:

Novos benefícios do Bolsa Família garantem mais qualidade de vida aos idosos

Enfim, apesar das oportunidades oferecidas pelo uso do FGTS futuro para a compra da casa própria, é fundamental que os trabalhadores realizem um planejamento financeiro responsável antes de tomar essa decisão. É importante considerar todos os aspectos do processo de aquisição de um imóvel e garantir que a utilização do FGTS não comprometa a estabilidade financeira no longo prazo.

Imagem: Alexander Raths / shutterstock.com