Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: governo prevê mudanças importantes para este ano

Neste ano o FGTS conta com algumas novidades oferecidas pelo governo; entenda quais foram as mudanças feitas.

O governo revelou seus planos para o saque anual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024. De acordo com as informações, os saques sairão gradualmente de acordo com o mês de nascimento do titular da conta do FGTS.

Portanto, aqueles nascidos em janeiro e fevereiro já têm a oportunidade de sacar o valor disponível em suas contas do fundo garantidor. Além disso, buscando melhorar as condições para os trabalhadores, o Ministério do Trabalho formulou uma nova proposta para o FGTS: quem escolher o saque-aniversário na Caixa Econômica Federal (CEF) poderá acessar o saldo integral da conta.

Saque integral do FGTS

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas

Com a mudança, não haverá a restrição anterior que limitava a retirada à indenização rescisória. Sendo assim, essa proposição traz um avanço significativo para os trabalhadores, aumentando a autonomia e o controle dos indivíduos.

No entanto, é fundamental que cada trabalhador analise suas necessidades e objetivos financeiros antes de optar pela modalidade de saque do FGTS. Cada modalidade tem suas peculiaridades e suas vantagens, por isso é importante estudar e tomar a decisão que melhor se encaixa ao perfil de cada um.

Dessa forma, em 2024 os trabalhadores terão mais liberdade e flexibilidade no uso de seus respectivos FGTS. Contudo, vale lembrar que, por mais que as mudanças pareçam vantajosas, é importante que o cidadão esteja ciente das regras para fazer escolhas conscientes que vão ao encontro de suas necessidades.

Calendário de saque 2024: entenda as datas

Os trabalhadores que nasceram no mês de janeiro já podem resgatar o FGTS desde o dia 2 desse mesmo mês, com o prazo até 29 de março.

Veja também:

Caixa Tem: valores de fevereiro podem chegar a R$ 1 mil

No mesmo sentido, quem nasceu no segundo mês do ano teve o saque liberado dia 1º de fevereiro. Nesse caso, o encerramento será dia 30 de abril. Por fim, assim será sucessivamente até alcançar aqueles nascidos em dezembro, que por sua vez, poderão sacar no período de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.

Imagem: Etalbr / shutterstock.com