O governo federal está estudando uma mudança significativa no regime de aposentadoria que poderá ser benéfica aos trabalhadores. A ideia é permitir o uso de parte do FGTS para capitalização. Ou seja, será possível depositar parte do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço na conta da aposentadoria e ajudar a aumentar o valor do benefício.

Leia também:

Os 18 motivos em que você tem o direito de sacar o FGTS

Governo quer permitir uso do FGTS para capitalização da previdência

Caso a reforma da previdência seja aprovada, os trabalhadores poderão realizar os depósitos individualmente, todos os meses. Ao se aposentar, o trabalhador receberia os valores desta conta ao qual ele fez sistemáticas contribuições ao longo da sua vida inteira.

A transferência do saldo das contas do FGTS pode ser benéfica aos trabalhadores, pois eles terão uma renda maior ao se aposentarem. Entretanto, como o dinheiro do FGTS está atualmente destinado a empréstimos habitacionais, uma mudança brusca poderia causar um problema político com a construção civil. Em virtude disso, a mudança não valeria logo após a aprovação da reforma da previdência.

Atualmente o FGTS possui uma rentabilidade da Taxa Referencial (TR) mais a inflação, e existem várias opções de investimento bem mais rentáveis para uma aplicação financeira. Caso seja possível escolher, poderá ser interessante esta possibilidade.

Por outro lado, o FGTS atualmente serve como uma reserva de emergência no caso do trabalhador ficar desempregado. Ou seja, pode acontecer de ficar desassistido no curto prazo caso venha a perder o seu emprego.

E você, o que acha da capitalização da previdência? Deixe seu comentário logo abaixo.

Enfim, gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Via Gazeta Online

Sobre o autor Ver todos os posts

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook