Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS para casa própria: saiba como usar o seu saldo para fazer o pagamento

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um importante benefício garantido a todos os trabalhadores brasileiros com contrato formal de trabalho. E com o saldo acumulado é possível realizar o sonho da casa própria.

No entanto, muitos trabalhadores brasileiros desconhecem que o FGTS pode ser utilizado para finalidades relacionadas à habitação, como aquisição, construção, amortização ou liquidação do saldo devedor e pagamento das prestações de financiamento imobiliário.

Portanto, se você é um deles, acompanhe esta matéria feita para você.

Conquistando a casa própria

Primeiramente, é importante acessar o manual de moradia própria, disponível no site da Caixa Econômica Federal. Nele você encontrará todas as informações necessárias para saber se é elegível para usar o FGTS e quais são as condições de uso para cada modalidade de pagamento.

Em suma, existem diversas maneiras de utilizar o saldo desse fundo.

Caso você queira adquirir ou construir um imóvel residencial, é possível usar o saldo do FGTS como entrada do financiamento, sendo parte do pagamento ou até mesmo do valor total. Também é possível utilizar o saldo para quitar totalmente ou reduzir a dívida de financiamentos imobiliários. 

Contudo, é válido ressaltar que essa opção só é permitida para contratos firmados dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), desde que o valor do imóvel financiado esteja dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Financiando a casa própria com o FGTS

Outra opção é utilizar o FGTS para pagar parte do valor das prestações do financiamento, reduzindo em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos.

Essa modalidade também é permitida tanto para contratos no âmbito do SFH quanto do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), também desde que o valor do imóvel esteja dentro do limite estabelecido pelo CMN.

Vale ressaltar que para a utilização do valor do seu fundo de garantia em qualquer uma dessas modalidades, é preciso atender as condições estipuladas pelo Conselho Curador do FGTS e pelo manual de moradia própria publicado pelo agente operador do FGTS.

Utilizar o saldo do FGTS para o pagamento da casa própria pode ser uma opção vantajosa para muitos trabalhadores, desde que as condições sejam cumpridas. Por isso, é importante estar sempre atualizado sobre as possibilidades de uso do seu FGTS.

Imagem: Stock-Asso / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital