Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS poderá ser usado para comprar passagens aéreas; saiba mais

Use seu FGTS para viajar! Nova parceria entre Azul e Digio permite que você compre passagens aéreas com seu saldo

Você sabia que agora é possível usar o saldo do seu FGTS para adquirir passagens aéreas? Isso mesmo! Uma iniciativa recente entre a Azul Linhas Aéreas e o banco Digio, uma extensão digital do Bradesco, promete mudar a forma como os trabalhadores podem utilizar seus fundos. 

Assim, a partir de agora, parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado na compra de bilhetes aéreos, facilitando a vida de muitos brasileiros.

Dessa forma, a nova forma de pagamento já está disponível e almeja oferecer mais liberdade para os trabalhadores que desejam viajar pelo Brasil. Contudo, é essencial entender como essa opção funciona, quais são seus benefícios e limitações. Confira!

FGTS para comprar passagens aéreas

Em síntese, o saque-aniversário é uma modalidade de retirada opcional do FGTS. Nela, o trabalhador tem a possibilidade de sacar anualmente um percentual do saldo disponível nas suas contas, no mês de seu aniversário. Assim, para aderir, é necessário fazer a opção no aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS) ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, para aproveitar essa nova modalidade, o processo é bastante simples. Primeiro, o passageiro deve ser o titular da conta do FGTS e optar pelo saque-aniversário. Após isso, é preciso autorizar o banco Digio a acessar as informações para verificar o saldo disponível. 

Veja também:

Caixa libera oportunidade única para donos de cartões de crédito; confira como aproveitar

Assim, uma vez que tudo esteja regularizado, o cliente pode proceder com a compra da passagem diretamente pelo aplicativo da Azul (disponível para Android e iOS), assegurando-se de que a data da viagem seja, ao menos, 28 dias após a compra.

Passagens, passaportes e miniatura de avião.
Imagem: REDPIXEL.PL/shutterstock.com

Detalhes importantes

Por fim, confira mais alguns detalhes importantes sobre a novidade:

  • Valor mínimo: A compra deve ser de no mínimo R$ 400, já considerando as taxas;
  • Destino: Só é possível adquirir passagens para voos nacionais;
  • Antecedência: Há a necessidade de um intervalo mínimo de 28 dias entre a data da compra e a data do voo;
  • Crédito: A taxa de juros para a antecipação das parcelas do saque-aniversário do FGTS é de a partir de 1,29% ao mês.

Imagem: REDPIXEL.PL/shutterstock.com