Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: saques do Fundo já estão disponíveis, saiba como retirar

Importante saque do FGTS já está disponível para trabalhadores brasileiros! Veja como funciona e garanta um dinheiro extra neste fim de ano!

Os trabalhadores brasileiros têm uma boa notícia para o final de ano de 2023: o saque-aniversário do FGTS já está disponível para quem possui saldo em seus fundos.

Essa é uma ótima oportunidade para ter um dinheiro extra em mãos, principalmente em um momento de festividades e gastos. Contudo, muitos trabalhadores ainda têm dúvidas sobre a diferença entre o saque-aniversário e o saque-rescisão e sobre como solicitá-lo. Entenda tudo a seguir!

O que é o saque aniversário FGTS e como funciona?

Mão segurando celular com aplicativo do FGTS na tela inicial.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

O saque-aniversário do FGTS foi criado em 2019 e começou a vigorar em 2020. Seu principal objetivo era movimentar a economia, dando aos trabalhadores a chance de retirar uma parcela do dinheiro guardado no fundo, sob determinadas condições.

Nessa modalidade de saque, o trabalhador pode retirar uma parte de seu fundo todos os anos, no mês de seu aniversário, diferentemente do saque-rescisão, em que o trabalhador saca o valor total do FGTS se for demitido sem justa causa.

Veja também:

Milhares de famílias ainda não retiraram cartão com auxílio de R$ 80

Dessa forma, optar pelo saque-aniversário implica em algumas particularidades. Caso o trabalhador seja dispensado após ter escolhido essa modalidade, ele tem direito apenas ao valor referente à multa rescisória. Além disso, o cidadão deve esperar 24 meses para poder reverter essa escolha, ou seja, voltar à modalidade de saque-rescisão.

É possível antecipar o saque aniversário do FGTS?

A resposta é sim. Os bancos permitem a antecipação de até 12 saques, o que corresponde a 12 anos de retiradas de valores das contas do FGTS. Contudo, como se trata de um empréstimo, é importante estar atento a alguns detalhes. Por exemplo, a escolha de uma instituição financeira confiável e a comparação das taxas cobradas para a antecipação são pontos importantes a se considerar.

Quem for solicitar o saque-aniversário deve seguir algumas etapas, como fazer o download do aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS), fazer login com a conta vinculada à Caixa e selecionar a opção do saque.

Em caso de dúvidas sobre o benefício, é possível consultar a página oficial da Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do FGTS.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com