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Ficou mais de três dias sem luz? Saiba como pedir ressarcimento da companhia elétrica

Consumidores que tenham interrupção no fornecimento de luz podem solicitar o ressarcimento pela companhia elétrica. Clique e aprenda como!

Após fortes chuvas no fim da semana passada, alguns moradores da cidade de São Paulo ficaram mais de 3 dias sem acesso à luz. Devido a isso, poderão pedir ressarcimento da companhia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê essa solução em casos de interrupção de serviços.

Nesse sentido, quem sofreu comprovadamente com a falta de energia durante os 3 dias poderá entrar com o pedido na Enel e receber um desconto na conta de luz. Além disso, a concessionária pode conceder o desconto em até 60 dias do problema. Confira mais detalhes na matéria a seguir!

Como receber ressarcimento de luz da companhia elétrica?

A Aneel prevê diversas situações para a solicitação desse ressarcimento pela falta de luz junto à companhia elétrica. Entre elas, está o que aconteceu nos últimos dias em São Paulo, onde o consumidor pode pedir a compensação de acordo com a duração do incidente, por dia crítico.

Na última sexta-feira (03), mais de 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica, e em alguns lugares, a interrupção durou mais de 3 dias. A Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace) esclarece que a regra se aplica quando a interrupção do serviço ultrapassa 12 horas em um dia crítico. Logo, entende-se que o que aconteceu em São Paulo provavelmente se encaixa nesse critério.

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Além disso, o consultor técnico da Anace, Carlos Schoeps, em entrevista à CNN Brasil, explicou como funcionaria o cálculo. Por exemplo, se você consome 300 kWh por mês, com uma conta de R$ 250, e ficou sem luz por 72 horas, o ressarcimento da companhia elétrica será entre R$ 100 e R$ 130.

Valor pode não chegar a ser tão grande

Ainda que o cálculo de Schoeps seja baseado nos parâmetros da Enel SP, a Aneel pode considerar outro valor. Isso ocorre caso o conjunto de ressarcimentos pela falta de luz comprometa a saúde financeira da companhia elétrica. No entanto, espera-se que ocorra de uma determinada maneira.

Então, se o valor do ressarcimento pela falta de luz da companhia elétrica for maior que sua conta de luz, você não pagará a diferença. Assim, ela ficará para o mês seguinte. Por fim, em casos de inadimplência, esse ressarcimento abaterá uma parte da dívida do cliente. Até o momento, a Enel não se posicionou a respeito dos casos em São Paulo.

Imagem: Daniele Mezzadri / shutterstock.com