Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ficou sem dinheiro? Saiba como fazer empréstimo do FGTS

Descubra como utilizar o FGTS para obter empréstimos com taxas vantajosas e condições flexíveis. Entenda os requisitos e vantagens!

Utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como recurso para obtenção de empréstimo é uma possibilidade que pode trazer vantagens financeiras significativas. Neste guia, exploraremos os principais aspectos desse processo, desde os requisitos básicos até as vantagens.

Em síntese, o FGTS é um benefício trabalhista, que tem como objetivo proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Além disso, sua liberação ocorre em outras situações específicas, como a aquisição da casa própria e, mais recentemente, para obtenção de empréstimos.

Empréstimo do FGTS

Portanto, o empréstimo do FGTS permite a antecipação das parcelas do saque-aniversário, possibilitando o uso do recurso imediato do saldo do FGTS. Assim, este serviço se mostra uma alternativa vantajosa frente a outras linhas de crédito disponíveis no mercado.

Dessa forma, para acessar o empréstimo do FGTS, o trabalhador deve ter mais de 18 anos, documento de identificação válido e não possuir restrições no CPF. Além disso, é necessário ser optante pelo saque-aniversário do FGTS e ter saldo suficiente nas contas para cobrir o valor do empréstimo desejado.

Para solicitar o empréstimo, é necessário acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS), selecionar a opção saque-aniversário e autorizar a consulta do saldo. Depois, basta procurar uma instituição financeira que ofereça a modalidade de empréstimo e concluir a contratação.

um homem segurando notas de 100 e 50 reais na mão
Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Vantagens da linha de crédito

Enfim, a maior vantagem do Empréstimo do FGTS em relação a outros produtos de crédito é a utilização do saldo do FGTS como garantia, o que resulta em taxas de juros mais baixas. Além disso, o pagamento do empréstimo é descontado diretamente do saldo do FGTS na data do saque-aniversário, não afetando a renda mensal do contratante.

Veja também:

Quanto tempo depois do cadastro, o Bolsa Família é aprovado?

Dessa forma, considerando todas estas informações, o empréstimo do FGTS mostra-se como uma solução eficaz para quem precisa de recursos de forma rápida e menos onerosa. Por fim, se você busca uma solução para melhorar sua saúde financeira, ou mesmo realizar um projeto pessoal sem esperar o tempo de rescisão, essa modalidade de empréstimo pode ser a resposta.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com