Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fila de cirurgias do SUS pode ficar ZERADA em 5 estados do Brasil; o seu está na lista?

Até agora, o país registrou a realização de 250 mil cirurgias, mais de 70% da meta do Programa Nacional de Redução de Filas do SUS. Confira!

Recentemente, o Ministério da Saúde no Brasil divulgou recentemente uma previsão otimista para cinco estados. Assim, de acordo com o balanço, Tocantins, Sergipe, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul podem zerar as suas filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) até outubro deste ano.

Assim, ainda segundo o levantamento, até agora, o país registrou a realização de 250 mil cirurgias, mais de 70% da meta do Programa Nacional de Redução de Filas. Diante disso, a pasta classifica a luta pelo fim das filas de cirurgias como um dos maiores desafios do SUS. Principalmente devido ao acúmulo de pacientes que precisaram de procedimentos cirúrgicos durante a pandemia da Covid-19.

Investimento no SUS

Portanto, o Ministério da Saúde informou que investirá R$ 600 milhões no novo programa. Assim, a expectativa é de que ele possa reduzir a espera dos pacientes por diversos procedimentos. Assim sendo, entre os mais listados estão cirurgia de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgia de hérnia, remoção de hemorróidas e retirada do útero.

Vale destacar que o programa tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Já que a meta é realizar mais de 500 mil cirurgias da fila declarada pelos estados, uma tarefa que demanda tempo e um planejamento adequado. Tendo como objetivo garantir que os procedimentos aconteçam de forma segura e eficaz.

Sigla "SUS" escrita em cubos. Ao fundo, desfocada, uma bandeira do Brasil
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Redução das filas dos hospitais do Brasil

Portanto, o sucesso dessa medida, e consequentemente a redução das filas, contribuirão para aliviar a sobrecarga dos hospitais e profissionais de saúde, proporcionando uma melhora significativa no atendimento oferecido à população.

Veja também:

Melhora? Bancos preveem crescimento do crédito em 2024

Embora os desafios sejam grandes, a previsão do Ministério da Saúde traz otimismo para a área da saúde pública e principalmente para os pacientes que aguardam por atendimento há um longo tempo na fila do SUS.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com