Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

“Fila para entrar na fila” do INSS já tem mais de 1,5 milhões de brasileiros; entenda

Esta fila do inss está crescendo cada dia mais. Confira os detalhes sobre o aumento da espera de milhares de segurados por uma resposta!

Nos meses de agosto e setembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concluiu cerca de 41.871 processos, reduzindo o estoque de pedidos para 1,63 milhão. No entanto, uma fila do INSS continua a crescer: a fila de recursos.

De acordo com dados fornecidos pelo INSS, mais 1,65 milhão de trabalhadores estão nessa fila. Em maio, esse número estava em 1 milhão. Continue a leitura para entender os detalhes sobre essa situação!

Recursos: fila do INSS está gigante

Antes de tudo, é necessário que você compreenda como as filas do INSS funcionam. Quando você abre um pedido no INSS, entra na fila inicial. No entanto, se o INSS negar sua solicitação, você tem a possibilidade de pedir uma revisão dessa decisão. Caso mantenham a negativa, o trabalhador pode recorrer ao Conselho da Previdência.

Veja também:

Picanha do Lula não veio? Veja 6 carnes baratas e boas para fazer churrasco

Foi justamente essa segunda fila que teve um aumento significativo este ano. Os 1,65 milhão de processos na fila de recursos incluem tanto os que já estão no Conselho como aqueles que ainda estão em processo de análise.

Ao juntar as duas filas do INSS- os pedidos iniciais para o reconhecimento de direitos a benefícios e os recursos – temos um total de 3,28 milhões de pessoas aguardando uma resposta. Esses processos englobam todos os benefícios do INSS, desde auxílio-doença até o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O conselho de recursos e a via judicial

O Conselho de Recursos, vinculado ao Ministério da Previdência, opera de forma independente do INSS e é composto por representantes do governo, trabalhadores e empregadores. Ele possuiu 29 juntas de julgamento nos estados, 4 câmaras e 1 conselho pleno.

No entanto, devido à demora do Conselho, muitas pessoas recorrem diretamente ao Judiciário. Os dados do INSS indicam que os benefícios obtidos via Justiça saltaram de 1% do total de concessões em 2001 para 16,2% neste ano. O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) indica o que pode estar aumentando a fila.

Segundo ele, o ideal seria o dobro de conselheiros trabalhando, além do aumento do quadro do INSS com mais 6 mil servidores. O INSS e o Ministério da Previdência, ao serem procurados pelo Jornal O Globo, afirmaram que estão realizando esforços para diminuir a fila. O órgão citou a diminuição de perícias presenciais e a plataforma Meu INSS como medidas para facilitar a redução.

Imagem:  rafastockbr / Shutterstock.com