Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim das maquininhas de cartão? Apple lança grande novidade para facilitar pagamentos

‘Tap to phone’ da Apple vai revolucionar os pagamentos no Brasil, permitindo transações via iPhone ou Apple Watch. Entenda como funciona

A Apple, líder global em tecnologia, lança no Brasil uma novidade que promete revolucionar o mercado de pagamentos: o Tap to phone. Anunciada logo após o lançamento do iPhone 15, a companhia aposta nesse movimento de substituição das tradicionais maquininhas de cartão pelo próprio iPhone ou o Apple Watch para efetuar transações financeiras.

A gigante tecnológica escolheu o Brasil como o primeiro país da América Latina a receber essa nova modalidade. A escolha confirma a visão da empresa acerca das potencialidades do mercado brasileiro, com seu elevado índice de empreendedorismo e rápida adoção de soluções tecnológicas no setor financeiro.

Tap to phone da Apple: como vai funcionar?

Um Iphone em plano principal. Ao fundo, o lodo da Apple em uma fachada de vidro.
Imagem: Marian Wago e Anton_Ivanov / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O funcionamento do Tap to phone é bem prático: o comerciante ou empreendedor poderá oferecer o próprio iPhone para que o cliente efetue o pagamento. Assim, basta aproximar seu dispositivo móvel ao do comerciante. Porém, para utilizar a tecnologia, é necessário possuir um iPhone X (lançado em 2018) ou modelo posterior.

O Tap to phone funcionará para os clientes com cartões de crédito e débito por aproximação das principais redes de pagamento, incluindo American Express, Mastercard e Visa. A proposta da Apple é oferecer praticidade e agilidade aos comerciantes, de modo que possam iniciar rapidamente o recebimento de “pagamentos por aproximação”.

Veja também:

Saiba de uma vez por todas como fazer estorno do seu cartão de crédito

Parcerias para a implementação da solução

A CloudWalk, dona da marca de maquininhas Infinity Pay, figura uma das principais parceiras da Apple no projeto. Além disso, a empresa anunciou que a solução estará disponível para empresas como o Nubank, Stone e SumUp, ampliando o alcance no país.

A chegada do Tap to phone no Brasil assemelha-se em grande medida ao que houve em países como Taiwan, Austrália, Reino Unido e Holanda, onde a solução já está em operação.

Impacto para o comércio local

O impacto previsto é enorme, e está certamente alinhado à visão de Jennifer Bailey, vice-presidente da Apple Pay e Apple Wallet, que declarou: “O Brasil é uma nação de muito empreendedorismo, e agora as empresas terão a possibilidade de aceitar pagamentos por aproximação em todos os locais de operação”. A promessa é de um futuro de pagamentos ainda mais ágeis e simplificados.

Imagem: askarim / shutterstock.com